Prefeitura e Senai assinam Termo de Intenção para qualificação

A Prefeitura de Quissamã e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) assinaram na tarde de segunda-feira (12), na Casa do Empreendedor, um Termo de Intenção que garantirá, ao município, a implantação de 25 cursos que oferecerão 650 vagas aos jovens, preparando-os para o mercado de trabalho, a partir de agosto. As atividades serão desenvolvidas no antigo Polo de Confecções, na entrada da cidade.
A meta é, durante dois anos, formar mão de obra especializada, com os cursos de eletricista de automóveis, mecânico de motores, auxiliar de padaria e confeitaria, pizzaiolo, eletricista instalador predial, assistente administrativo, logística (geral e portuária), almoxarife, operação de empilhadeiras e de guindaste, agente de gestão de resíduos sólidos, operador de tratamento de água, pintor industrial, soldador de aço, montador e reparador de computadores, aplicador de revestimentos cerâmicos, instalador hidráulico residencial, carpinteiro de estrutura de telhado e pintor de obras, entre outros.
A assinatura fez parte da programação elaborada para a comemoração do 28º aniversário de emancipação político-administrativa de Quissamã. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso, comemorou a parceria. “O diploma do Senai tem peso, abre portas no mercado cada vez mais competitivo. É importante que os interessados comecem e concluam o curso, pois essa qualificação pode fazer a diferença no futuro”, comentou.
A prefeita Fátima Pacheco destacou a qualidade dos serviços oferecidos pelo Sistema S. “Trabalhei em diversos momentos da minha vida profissional com o Senai, sempre com excelentes resultados. A qualificação é mais uma alternativa para afastar, principalmente, os mais jovens dos malfeitores que prometem vida fácil. Estamos também ampliando as políticas públicas, envolvendo Assistência, Esporte e Educação”, acrescentou.
Para Alexandre de Deus, gerente regional de mercado e vendas da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), os cursos podem fazer a diferença na vida de muita gente. “Estamos honrados em participar deste momento. Parabenizo os atuais gestores pelo investimento na qualificação”, completou.