Prefeitura e Sebrae iniciam estudo sobre o comércio local

A secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Quissamã e o Sebrae/RJ estão realizando visitas ao comercio local, com o intuito de fazer o levantamento e entender como os proprietários têm direcionado o seu negócio e como o Sebrae pode auxiliá-los, através de um programa de gestão. Na manhã desta segunda-feira (3), a analista do Sebrae Adriana Cabral, a agente de Desenvolvimento da Prefeitura Elsa Santuchi e a chefe do setor de comércio e serviço da Prefeitura Tatiana Nunes da Silva estiveram na Rua do Comércio.
“Esse trabalho desenvolvido entre o Sebrae e a Prefeitura, por meio da Casa do Empreendedor, vai fazer um raio-x mais aprofundado do comércio, de suas necessidades e perspectivas, para que possamos reforçar e atualizar a política de desenvolvimento e os caminhos a percorrer para alavancarmos a economia do município”, destacou Arnaldo Mattoso, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.
A analista Adriana Cabral explicou como o Sebrae vai atuar ao lado dos comerciantes. “Vamos visitar o comércio, no intuito de conhecer o negócio de cada um. Após essa etapa, montaremos um modelo de gerenciamento que sirva para cada realidade. A intenção hoje é conversar, apresentar os questionários e, logo após, analisar e identificar o calcanhar de Aquiles de cada um. Por exemplo: a dificuldade identificada está na venda. Então, o que podemos oferecer que ajude aquele comerciante? Estaremos aqui uma vez por semana e, além do comercio do Centro, visitaremos Santa Catarina e Barra do Furado”, frisou.
Uma das visitas realizadas foi na loja mais antiga da Rua do Comércio: Cláudio e Délia Armarinho e Modas. Com mais de 30 anos de funcionamento, a proprietária Délia, destaca a importância de se qualificar. “É muito bom poder contar com a ajuda do Sebrae, em parceria com a Prefeitura de Quissamã. Abrimos nosso comércio em 1986, quando saiu nosso CNPJ. Inicialmente, abrimos um salão de corte de cabelo e depois o armarinho, com aviamentos e loja de roupa. Os negócios se modernizaram e é preciso buscar qualificação na área. Fico feliz com essa iniciativa”, completou.