Prefeitura e PARNA Jurubatiba articulam ações conjuntas

A prefeita Fátima Pacheco e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso, receberam no gabinete da Prefeitura de Quissamã, o chefe do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, Marcelo Pessanha. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (3), e teve como pauta a renovação do Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura e o PARNA Jurubatiba. A ação facilita e amplia os trabalhos em conjunto entre o executivo e o PARNA Jurubatiba.
“Nos reunimos nesta manhã para efetivar a nossa parceria com o Parque da Restinga de Jurubatiba, que é um bem precioso de nosso município. Discutimos a renovação do Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura e o Parque de Jurubatiba, que vai nos permitir ampliar ações conjuntas, intercâmbio de material, capacitação e uma série de ações das equipes”, disse Arnaldo Mattoso.
O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba fica situado no norte do estado do Rio de Janeiro, englobando a área de Macaé, Carapebus e Quissamã. Possui 44 km de praias, sendo que neste trecho existem 18 lagoas costeiras de rara beleza e de grande interesse ecológico. O Parque é um abrigo para diversas espécies de fauna e flora das restingas que em outros locais do país estão em risco de extinção. Já foram inclusive encontradas novas espécies na área da Unidade.
Jurubatiba é um dos três parques nacionais brasileiros onde é possível observar a coexistência da preservação do ambiente com o desenvolvimento sustentável de uma população de pescadores tradicionais que já pescavam na área mesmo antes de sua criação. Através de um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público Federal e o Instituto Chico Mendes, vinte e cinco famílias de pescadores conseguiram autorização para continuar pescando na lagoa de Carapebus, uma das mais ricas em peixes de toda a região.