Prefeitura e Inepac avançam sobre a restauração da Capela de Nossa Senhora do Patrocínio

A Prefeitura de Quissamã e o Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural (Inepac) — órgão vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio — deram mais um passo para a retomada do serviço de restauração da Capela de Nossa Senhora do Patrocínio, no Complexo Histórico Cultural Fazenda Machadinha. Nesta quarta-feira (10), a secretária municipal de Cultura e Lazer, Kitiely Freitas, se reuniu com o novo diretor geral do Inepac, Cláudio Elias da Silva, na Biblioteca Parque Estadual, no Rio. Na pauta, os dois órgãos apresentaram os seus relatórios da vistoria realizada no espaço neste ano.
“Conversamos com o novo diretor sobre o relatório de exigências do Inepac e também apresentamos o nosso material, com as informações sobre o serviço que está sendo realizado na capela. A reunião foi positiva e acreditamos que estamos perto do entendimento para retornar com a restauração”, disse Kitiely Freitas, que estava acompanhada da arquiteta Fernanda Zucolotto, do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura.
Construída em 1833, a Capela de Nossa Senhora do Patrocínio faz parte do conjunto arquitetônico da Fazenda Machadinha , que é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural desde a década de 1970.
Projeto para patrimônio imaterial
Na mesma reunião, a secretária municipal de Cultura e Lazer tratou da preservação do patrimônio imaterial de Quissamã. Em conversa com o responsável pelo Departamento de Patrimônio Imaterial do Inepac, Leon Araújo, ficou acertado que será feito um projeto para um inventário dos bens de Quissamã. “Esse projeto vai ser uma parceria entre a Prefeitura, Inepac e uma universidade que ainda será definida. Sabemos da importância da preservação do nosso patrimônio imaterial”, conta Kitiely Freitas.