Prefeitura e Defensoria Pública firmam convênio para atender demandas na Saúde

A saúde pública em Quissamã segue obtendo avanços em prol da população. Nesta quarta-feira (30) foi realizada a assinatura do convênio para a Câmara Técnica na área, celebrado entre o município e a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPE/RJ). A iniciativa tem como objetivo formalizar a parceria institucional para qualificar e otimizar o atendimento dos que procuram a Defensoria em busca de serviços de saúde, como medicamentos, exames, consultas, internações e procedimentos.
A prefeita Fátima Pacheco ressaltou a importância da parceria e colocou o município à disposição para um projeto itinerante, que a Defensoria pretende iniciar em breve. “É uma alegria saber que somos o segundo município do Norte Fluminense a assinar esse convênio. É uma iniciativa que representa muito para nossos munícipes”, disse.
A secretária municipal de Saúde, Simone Flores, destacou que a rede disponibiliza mais de 400 medicamentos padronizados. “Além de oferecer os mais diversos medicamentos, temos à disposição da população 26 especialidades para dar conta de todas as patologias”, frisou.
“Esse convênio representa um ganho para os munícipes de Quissamã, pois eles saberão quando a demanda poderá ser atendida, se não for no momento exato do pedido, sem causar nenhum transtorno ou insegurança”, reforçou Júlia Vieira Mainier de Oliveira, Defensora Pública da Comarca Quissamã/Carapebus.
“Essa é uma ação que facilita muito o acesso da população, já que prioriza a resolução dos pedidos das demandas de saúde, de medicamentos, de cirurgias, de forma administrativa, e isso ajuda muito a quem precisa. Só assina esse convênio o município que realmente tem interesse em investir na saúde. Quissamã é a segunda cidade do Norte Fluminense a firmar a parceria e o 17ª do Estado”, frisou Thaísa Guerreiro de Souza, coordenadora de Saúde da Defensoria Pública do Estado.
Para execução do convênio, a secretaria de Saúde disponibilizará uma comissão técnica formada por profissionais que irão compor o Centro de Apoio Técnico em Saúde (Cate) e funcionará dentro dos Núcleos de Primeiro Atendimento da DPE/RJ na Comarca de Quissamã. De outro lado, a DPE/RJ se compromete a ceder um espaço dentro dos referidos núcleos para alocação da comissão técnica.
Também participaram da assinatura, secretários, coordenadores, o subprocurador do município, Márcio Fernandes da Silva, e a coordenadora do PAC pela Defensoria Pública na cidade, Rosemary Pessanha.