Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Prefeitura de Quissamã realiza roda de conversa sobre o câncer de mama

Prefeitura de Quissamã realiza roda de conversa sobre o câncer de mama

Mais do que compartilhar informações de prevenção e rede de apoio, um testemunho de força e fé. Assim foi a roda de conversa sobre o câncer de mama realizada na noite desta quarta-feira (18), no auditório da Prefeitura de Quissamã. Na ocasião, a assistente social do Núcleo de Assistência ao Educando, Ana Cristina Matos, fez um relato emocionado do tratamento e cura que passou em 2019 e que constam em seu livro: “Nem tudo é vaidade. Quem perde para si, ganha para Deus”.
O vice-prefeito Marcelo Batista representou a prefeita Fátima Pacheco que estava em agenda externa e deu as boas-vindas ao público presente formado por profissionais da educação. “Estamos reunidos aqui hoje para tratar de um assunto muito importante para as mulheres e homens. Câncer de mama também acomete homens, é raro, mas acontece. E precisamos estar informados para passar pelo processo, mas, sobretudo, apoiar as mulheres que venham a ter a doença. A rede de apoio é tão essencial quanto o tratamento”, destacou o vice-prefeito.
Além da escritora, participaram da roda de conversa a secretária de Educação, Helena Lima; a enfermeira do Hospital Maria Mariana de Jesus, Maria Cristina Mendonça; a Coordenadora de Ações Programáticas e nutricionista Sara Barcelos e a vereadora Simone Flores. Os vereadores Cássio Reis e Ailson Belarmino também prestigiaram o evento.
– Descobri o câncer no dia do meu aniversário e a primeira coisa que pensei é que fosse morrer. E esse medo me fez me aproximar de Deus e, a partir de então, minha opção foi viver, lutar. Uma rede de apoio se levantou para me ajudar – pontuou Ana Cristina Matos.
A enfermeira Maria Cristina alertou que a maioria das mulheres chega ao hospital já em estágio avançado da doença. “As vezes em estágio que nem dá mais pra preservar a mama. Temos que aproveitar essas oportunidades pra falar sobre o tema. O autoexame e o atendimento médico são imprescindíveis na prevenção”, reforçou.
A coordenadora de Ações Programáticas e nutricionista Sara Santos detalhou a rede de assistência em Quissamã e falou sobre cuidados básicos. “Temos o Programa de Saúde da Mulher e em todas as unidades básicas de saúde temos uma equipe preparada para dar todo suporte necessário. A mulher vai contar com todo suporte, desde o mastologista (especialista que estuda, diagnostica e trata as doenças das mamas), psicólogo e tratamento não só durante como no pós-doença. O cuidado é muito importante e a nossa alimentação faz toda a diferença para nossa saúde e bem-estar. O prático não é saudável, temos que optar por alimentos in natura ou minimamente processados”, frisou Sara Santos.
A vereadora Simone Flores destacou as políticas públicas que vão desde a prevenção ao pós-tratamento. “É um momento muito delicado para a mulher e a rede municipal acolhe. Cada dia mais a rede tem que avançar. A prefeita Fátima tem um projeto e nós da base aliada na Câmara de Vereadores apoiamos a implantação de um Centro Municipal de Imagens em Quissamã para que se faça mamografia, tomografia, outros exames mais complexos em Quissamã”, disse a vereadora.
A secretária de Educação destacou a necessidade de falar sobre o câncer de mama em todos os meses e não somente no Outubro Rosa.
– As vezes as pessoas dedicam temas por meses. Queremos na Educação ampliar esse debate, sobre câncer de mama, para outros meses. Nós, enquanto servidores municipais, em todo momento, em nossas ações, estamos cuidando do próximo. Seja nas escolas, nos hospitais, em todos os espaços e em muitos dos casos deixamos de cuidar de nós mesmos. A secretaria de Educação é composta em 86% por mulheres, é um universo feminino. Também tem os meninos e eles estão inserido nesse universo através de suas esposas, mães, irmãs e colegas de profissão. É muito importante dedicar nossa atenção sobre esse tema. E tratar esse assunto com gestores escolar se faz necessário porque as escolas hoje são um ponto de convergência e serão multiplicadoras dessas informações – concluiu a secretária

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.