Prefeitura de Quissamã realiza o segundo módulo do curso de reciclagem para motoristas

A Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria de Transportes, realiza neste sábado (29) e domingo (30) o segundo módulo do curso de reciclagem dos motoristas que atuam nos órgãos públicos do Município. A capacitação é uma determinação do Detran-RJ (Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro). Ao todo, 88 motoristas, entre concursados, comissionados e contratados, e um grupo de guardas municipais estão inscritos no curso.
Serão três finais de semana de curso ao todo. No primeiro foi aplicado o módulo Emergência. Nos dias 29 e 30, Passageiro e 5 e 6 de fevereiro, Escolar. Os trabalhos contam com a exibição de vídeos e a realização de dinâmicas. O curso será realizado em 50 horas. Os profissionais foram divididos em grupos, de 30, para evitar aglomerações e respeitar as normas de segurança sanitárias na prevenção à Covid-19 nesse momento delicado que vivemos.
O professor e educador de trânsito, Carlos Galllo, abordou no segundo módulo, temas como educação, empatia, imprudência, relacionamento interpessoal, que nada mais é do que uma boa comunicação, sendo verbal ou não. Podemos dialogar ou dar sinais, como no trânsito; ligar uma seta, manter a velocidade correta, estacionar em lugar permitido. Por isso é tão importante investir no profissional que atua diariamente no transporte, para que exista segurança, para que vidas sejam salvas e garantir qualidade na prestação dos serviços, com respeito às leis de trânsito, que são claras. O meu direito termina quando o do colega começa.
Aloísio Ivo Rosa, motorista concursado, fez questão de enaltecer e agradecer a oportunidade dada pela prefeita, no investimento realizado em atualizar os profissionais. “O volume de carros nas ruas estão aumentando e não estamos vendo os motoristas acompanharem essas informações com educação. Todos nós que aqui estamos, temos que aproveitar esse o momento, muito importante e assim, possamos aprender cada vez mais”.
Teve também uma dinâmica bastante interessante. “Uma fileira foi formada e apenas o primeiro motorista recebia os comandos do professor. Depois o aluno virava para o segundo e repassava as informações. No trigésimo, a comunicação chegou completamente deturpada”, por isso devemos ser fiéis ao repassar os comandos, finalizou Aluísio.