• Assistência Social

Prefeitura de Quissamã realiza mais de 70 atendimentos no último mutirão de CadÚnico do ano

A Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou nesta quarta-feira (23), o último mutirão de cadastro e atualização de dados referentes ao Cadastro Único (CadÚnico) do ano. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Santa Catarina, recebeu a ação com registro de mais de 70 atendimentos.

Porta de entrada para acesso à serviços, programas e benefícios socioassistenciais, o CadÚnico contém informações sobre famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. O coordenador do CRAS de Santa Catarina, Joílson Gomes, explica a importância de manter o banco de dados do usuário sempre atualizado.

“O banco de dados precisa estar alinhado, organizado e atualizado. É uma ferramenta importante de avaliação técnica para acesso aos direitos dos usuários. E para que não tenham que esperar tanto ou tenham que enfrentar filas, temos feito esse movimento de mutirão para enxugar a agenda para aproximar os atendimentos”, disse.

Durante os mutirões, profissionais são direcionados para promover maior conforto e agilidade para os usuários que buscam os serviços. “Ao longo do ano, optamos por fazer mutirões e antecipar as agendas de todos os CRAS e Casa Social. Conseguimos favorecer as famílias, adiantando a situação das pessoas que precisavam atualizar seu cadastro, e abrimos mais espaço nas agendas. Os usuários quem ganham com essa ação”, comentou a Coordenadora do CadÚnico de Quissamã, Adília Carla.

A moradora de Santa Catarina, Amanda Andrade, 26 anos, grávida de 7 meses, esteve no mutirão para atualizar seus dados. A usuária exaltou a ação e o atendimento recebido no CRAS de Santa Catarina. “Atendimento do CRAS é excelente, você consegue o atendimento tanto de marcação do Bolsa Família ou com assistente social. E esse mutirão está sendo bom para quem precisa e para deixar tudo em dia para que não perca os benefícios que são tão importantes, ainda mais para mãe solteira e que não tem emprego”, comentou.

Agenda aberta – O CadÚnico tem agenda durante todo horário de funcionamento dos CRAS e Casa Social da Penha. O agendamento pode ser feito durante todo dia, das 8h às 11h30 e 13h30 às 16h nos CRAS. Na Casa Social, o atendimento acontece das 9h às 11h.

Em caso de atualização, o usuário deve portar os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, certidão de nascimento dos filhos, RG e CPF dos filhos (se houver), declaração escolar, conta de luz atualizada, CadSUS e número da família no Posto de Saúde, comprovante de renda e certidão de óbito (em caso de atualização).