• Assistência Social

Prefeitura de Quissamã promove palestra de conscientização do combate à violência doméstica e contra a mulher

A Prefeitura de Quissamã, em uma iniciativa do Gabinete da Prefeita Fátima Pacheco, em parceria com as secretarias de Assistência Social; e Administração, promoveu nesta segunda-feira (24), palestra aberta ao público e destinada aos servidores, com o tema “Homens e Mulheres Juntos Contra a Violência”. Participaram da apresentação o psicólogo Hudson de Jesus, e o coordenador do Núcleo Especializado de Atendimentos aos Homens (NEAH), Joilson Gomes.

O encontro faz parte do circuito de eventos do programa de enfrentamento à violência contra a mulher, Quissamã Protege, com abordagem no trabalho desenvolvido pelo NEAH, instalado na rua Edval Barcelos, nº 521, no bairro Caxias.

“O Núcleo de Especializado de Atendimentos aos Homens funciona como uma ferramenta importante na busca pela quebra do ciclo da violência doméstica e familiar contra a mulher”, destacou o coordenador, Joílson Gomes, ao relatar que o agressor recebe acompanhamento psicossocial, por meio de atendimento individual e/ou em grupo de apoio, acompanhamento jurídico, aconselhamento em momentos de crise, além de capacitação profissional.

Além de encaminhamentos da Justiça, o NEAH também atende a uma demanda espontânea, de homens que se veem em situação de violência e procuram ajuda, tendo como base os eixos: responsabilização jurídica, prevenção à violência, e saúde do homem.

“Realizamos mais um momento de reflexão ao dar continuidade às ações do Quissamã Protege. Em sua sensibilidade, a Prefeita Fátima Pacheco direciona políticas públicas e formação de uma rede de proteção à mulher, com o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Elisabeth da Conceição Barcellos Araújo, Sala Girassol, Patrulha Maria da Penha, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIMQ) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)”, destacou o Chefe de Gabinete, Luciano Lourenço.

A secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães; a secretária de Administração, Doralice Figueiredo; e o secretário de Governo, Paulo Davi Nogueira, acompanharam a palestra.