Prefeitura de Quissamã investe na Saúde e entrega novos equipamentos para o HMMMJ

A Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a aquisição de novos equipamentos para o Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus e a entrega foi realizada na manhã desta quinta-feira (09), pela prefeita Fátima Pacheco. O investimento foi de mais de R$ 1 milhão, incluindo 73 itens e teve como objetivo, priorizar um atendimento de qualidade aos cidadãos quissamaenses.
Dentre os materiais recebidos, destacam-se equipamentos que serão destinados para a maternidade Dr. Marconi Terra Cabo, como dois berços aquecidos, um cardiotocográfo, 12 monitores de multiparâmetro, cinco oxímetros de pulso, um aparelho de anestesia, uma incubadora neonatal, três CPAPs (Continuous Positive Airway Pressure), 12 escadas com dois degraus, um computador e uma impressora a laser.
“Temos 22 processos licitatórios em andamento, com uma quantia superior a 6.800 mil itens, envolvendo um montante de 4 milhões e meio de reais em equipamentos. Estamos tralhando nesse sentido, sob orientação e determinação da prefeita, para oferecer cada vez mais qualidade na prestação de serviço, pois isso beneficia o paciente e dá segurança ao profissional para exercer a sua função. Vale ressaltar que o hospital realizou no primeiro quadrimestre de 2022, 92 mil procedimentos, 23 mil mensais e 780 diários nesta unidade. São números expressivos e que refletem a eficiência em atender os munícipes”, afirmou Nilton Pinto.
O HMMMJ está recebendo também investimentos em obras, como a que foi realizada tanto no telhado, quanto na cobertura, pequenos reparos na rede de gases medicinais, pisos, esquadrias e pintura geral na área de internação. As próximas intervenções, serão no interior do hospital, com o devido planejamento feito pelo arquiteto responsável, para que não haja interferência nos serviços prestados aos usuários da unidade hospitalar.
Recursos tecnológicos, como nove cardioversores e 20 camas elétricas também chegaram e contam com funcionalidades que otimizam o tempo, além de contribuírem para procedimentos mais precisos. A lavanderia também foi contemplada e recebeu equipamentos de última geração, como duas máquinas de lavar mais potentes, duas secadoras, uma calandra, cujo a utilidade se destina a secar e passar a roupa ao mesmo tempo.
A prefeita visitou os leitos da maternidade e ficou encantada com toda estrutura. Falou sobre a alegria de divulgar mais conquistas na área da saúde. “No meio da pandemia, eu ouvi do Dr. Augusto, que precisávamos de um auto-fluxo. Eu não tinha ideia do que se tratava, mas quando ele me explicou sobre a importância, não poupamos esforços para adquiri-lo e na região, atualmente o HMMMJ é o único que possui o equipamento que minimiza a necessidade dos pacientes serem entubados. Estamos muito felizes em comemorarmos os 33 anos de Quissamã com a chegada dos novos equipamentos para a maternidade, que otimiza os atendimentos, proporciona mais segurança a equipe e auxilia diretamente na conduta técnica dos profissionais; com a entrega da USF do Centro totalmente revitalizada e com o processo de licitação tramitando para a construção de uma USF na Penha”, finalizou Fátima.
Vale ressaltar, que o hospital recebeu mais 10 cadeiras higiênicas e seis cadeiras de rodas, sendo uma infantil, que serão utilizadas por pacientes que chegam para o atendimento sem condições de locomoção, bem como gestantes. As cadeiras de banho, são equipamentos extremamente necessários para idosos, acamados, deficientes físicos, pessoas com mobilidade reduzida ou com limitações de sustentabilidade, que precisam de apoio e ajuda na higiene diária. Por conta do risco de quedas, a cadeira passa a ser indispensável, sendo um instrumento para proteção e segurança.
“Tenho a honra de trabalhar nesse município. São dez anos à frente da coordenadoria da maternidade do HMMMJ e posso afirmar que não existe gestão que pense tanto na população quanto essa. Quissamã oferece toda assistência necessária aos munícipes e cada dia mais segurança por meio dos grandes investimentos que são realizados em equipamentos, estrutura e capacitação. Poder trabalhar com amor já é uma benção. Trabalhar com segurança tanto para as mães, quanto para os bebês, é gratificante demais, então, só posso agradecer pelo empenho de todos da equipe”, declarou o obstetra, Carlos Anomal.
“Falar depois do nosso querido médico, Carlos Anomal, é uma tarefa difícil, pois ele veste a camisa do hospital e faz de tudo, por todos, mas quero começar, agradecendo a prefeita Fátima e ao secretário de Saúde, Nílton, a sub Sabrine, por termos um hospital de excelência, que oferta para os usuários, um atendimento humanizado, diferenciado, qualificado e com segurança. Tenho muito orgulho e gratidão por fazer parte dessa equipe que se dedica com afinco 24h por dia, 365 dias por semana”, afirmou Gilda Queirós.
Participaram do evento, os vereadores Aílson Belarmino, Maurício Buguinho, Fábio Castro, os secretários de Saúde, Nilton Pinto, de Educação, Helena Lima, de Assistência Social, Tânia Magalhães, de Mobilidade Urbana, Alexandre Santos, de Transporte, Marcos Aurélio de Souza, subsecretaria de Saúde, Sabrine Pereira, subsecretário de Governo, Paulo David Nogueira, Chefe de Gabinete, Luciano Lourenço, o Diretor Médico do hospital, Leonardo Manhães, o Diretor Técnico, Paulo Cardim, os coordenadores dos programas, entre tantos outros profissionais da saúde.