Prefeitura de Quissamã inaugura a quadra recreativa Antônio Manoel de Souza

Um sonho antigo dos moradores da Ribeira virou realidade. Nesta quinta-feira (24), foi inaugurada a quadra recreativa Antônio Manoel de Souza, na Ribeira, em Caxias. A área de terra batida, agora conta com grama sintética, iluminação em LED e o entorno urbanizado com grama, bancos, área de lazer e banheiros. O espaço foi inaugurado pela prefeita Fátima Pacheco, que anunciou investimento de mais de R$ 15 milhões em obra de urbanização no bairro Caxias nos próximos meses. A entrega da quadra recreativa encerra a programação de 32 anos de emancipação político-administrativa de Quissamã.
– Alegria muito grande inaugurar esse espaço de qualidade para práticas esportivas. Com os relatos que ouvimos aqui hoje é óbvio que precisava desse investimento. Nós vamos continuar investindo no esporte entendendo que é uma política pública tão importante quanto a saúde, assistência, educação e que trabalha de mãos dadas com essas outras políticas para a promoção humana, inclusão e garantia da cidadania – frisou a prefeita que anunciou a licitação para o próximo dia 30 da primeira fase obra de urbanização do bairro de Caxias e a segunda até setembro, um investimento de mais de R$ 15 milhões.
A secretária de Esporte e Juventude, Ísis das Chagas, ressaltou o padrão da quadra recreativa de Ribeira que também contempla a quadra de Barra do Furado e Caxias.
– Agradeço à prefeita Fátima Pacheco por essa obra padrão, pelo olhar atento à atividade do esporte. Esperamos o mais breve possível retomar as nossas atividades. Pretendemos implantar aqui a escolinha de futebol society e realizar o campeonato integrando Santa Catarina, Matias e Ribeira – disse.
Também estiveram presentes na inauguração o secretário de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, Junio Selem; secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso; subsecretário de Obras, Danilo Chagas; Controladora-geral, Cecília Pelicioni; Procurador-Geral, Gabriel Bueno; secretário de Mobilidade Urbana, Alexandre Moreno; secretário de Segurança Pública, Paulo Vitor Arquejada; secretária de Saúde, Renata Fagundes; coordenadora de Habitação, Rosane de Barros; secretária de Fazenda, Simone Moreira; secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Luciano Pessanha; secretário de Transporte, Marco Aurélio de Souza; coordenador de Defesa Civil, Marcos Alves; chefe de gabinete, Luciano Lourenço; o comandante da Guarda Municipal, José Carlos Sabino, além dos vereadores Cássio Reis, Leoni Cordeiro, Simone Flores e o vice-presidente Adeilson Lopinho.
O homenageado
Atônio Manoel de Souza é quissamaense da localidade de Machado. Trabalhou na Usina Quissamã e atuou na pesca e lavoura. Pai de 10 filhos, ao lado de Maria Francisca de Souza ergueu a propriedade “Quissamã em área de restinga” próxima à Lagoa da Ribeira. Prestou grandes serviços aos moradores da região, onde hoje está situado o bairro de Caxias. Falecido em 1974, Antônio Manoel de Souza foi um exemplo de pessoa justa e de bom coração.
– Primeiramente agradeço a Deus. Meu avó foi um dos fundadores deste bairro, seu exemplo de vida perdurará e seu legado será sempre lembrado por todos nós. Teve época que catávamos cacos de vidro na areia para poder jogar aqui, plantamos essas árvores em 2009. Esse espaço é de todos nós e devemos preservar. Obrigado, prefeita Fátima por esse empreendimento para a comunidade de Caxias que hoje realiza um grande sonho! – disse o neto Valdeir Santos.