Prefeitura de Quissamã forma 2º turma da Guarda Mirim

A sede da Guarda Civil Municipal (GCM) foi movida de emoção numa noite que reuniu famílias e autoridades quissamaenses. A quinta-feira (6) foi especial para jovens que há dois anos vêm recebendo ensinamentos que resultaram na cerimônia de formatura da 2ª turma do Projeto Guarda Mirim, que teve a participação da prefeita Fátima Pacheco, do vice Marcelo Batista, de secretários municipais e vereadores.

Entre eles, a coordenadora do Jovens em Ação, Rosilene Pessanha, a secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães, Comandante da GCM, José Carlos Sabino, secretário de Segurança Pública e Trânsito de Quissamã, Paulo Vitor Arquejada, além de representantes da GCM de Carapebus, Macaé e Conceição de Macabu. Os vereadores Janderson Barreto; Aílson Belarmindo; Rildo Barcelos; Fábio Castro; Cássio Reis; Adeílson Lopes, “Lopinho”; Mazinho Batista. A vereadora Simone Flores também marcou presença.

O Projeto da Guarda Mirim é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da secretaria de Assistência Social, e está inserido no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para a Juventude (Programa Jovens em Ação). O Projeto tem objetivo ocupar o tempo ocioso de jovens, assim como fazer o resgate e inserção deles na sociedade em que vivem.

A cerimônia foi aberta com execução do hino Nacional e em seguida, o hino de Quissamã. Antes da entrega dos certificados, aconteceu a leitura do juramento da Guarda Mirim, oração de agradecimento; agradecimento aos pais, família e instrutores; homenagem ao Subcomandante Arilson, Coordenadora Rosilene Pessanha, Secretária Tânia Magalhães, e à Prefeita Fátima Pacheco.

Além do dever educativo e social, a formação de guardas mirins tem objetivo de capacitar os jovens para ingressarem no mercado de trabalho. “Além do aprendizado com os Jovens em Ação, os formandos têm uma perspectiva pro adiante. Podem seguir em outra área, cursar técnico ou faculdade, e independente da escolha, garantimos bolsa de estudos e transporte. Sempre tivemos um olhar humanizado para governar a cidade, de tirar os jovens em situação de vulnerabilidade. Nisso destaco o papel dos vereadores na Câmara. Vamos continuar formando esses jovens. Daqui vai sair professor, médico, engenheiro, vereador, prefeitos, o que eles quiserem. Destaco também a grande a participação das famílias nesses momentos”, comentou a Prefeita Fátima Pacheco.

A mãe Tânia Raquel Lopes recebeu o certificado representando o filho Kaic Lopes Moraes, que estava hospitalizado. “Quero agradecer em nome de todos os pais por essa honra dos nossos filhos estarem formando. Infelizmente meu filho não pôde estar, mas logo estará presente. É uma honra muito grande para nós mães termos a oportunidade dos nossos filhos estarem participando do projeto, que posso dizer com todo orgulho que Quissamã é uma cidade de oportunidades porque venho de uma cidade onde os jovens que não têm oportunidade. Estou há dois anos morando nessa cidade e meus filhos fazem parte dos projetos e nós somos abraçados pela cidade”, disse.

Durante a formação, os 34 jovens foram preparados por instrutores da GCM sobre noções de primeiros socorros, medidas contra incêndio, legislação e leis de trânsito, ética profissional, meio ambiente, cidadania, entre outros. “É um orgulho como Comandante recebê-los nessa formatura. É um orgulho também para a população de Quissamã e familiares que confiam no que os jovens querem seguir. Que continuem com esse mesmo empenho que mostraram durante o curso. Parabéns também aos nossos instrutores que ajudaram nessa grande missão”, comentou o comandante da GCM, José Carlos Sabino.

Kauê Lucas Conceição, 15 anos, é um dos formandos. “É um Projeto que me ensinou muito sobre disciplina, independente o que a pessoa seja e qual patente seja. A Guarda Mirim também foca muito em ensinar a área militar, que é uma área que pretendo seguir. Quero ser fuzileiro naval”, disse.

Rafael de Souza Santos, 17 anos, ressaltou o trabalho dos instrutores. “Só tenho que agradecer todos os instrutores por ter nos acolhido durante todo esse tempo. Foi uma experiência muito boa na qual tive a honra de participar”, comentou.

O vice-prefeito Marcelo Batista destacou o trabalho da Prefeitura em oportunizar o aprendizado profissional aos jovens. “Momento emocionante para todos. Orgulhoso em destacar que em todas as áreas desempenhamos esse papel com os adolescentes e crianças. Toda juventude tem um espaço e acompanhamento digno e com objetivo de preparar para a vida adulta. É um passo muito importante quando os jovens têm oportunidade de ingressar já em alguma carreira, que tenham pessoas prontas a se dedicar a passar o conhecimento para os jovens. Que eles possam passar dessa formatura a garantia de uma oportunidade de vida”, ressaltou.