• Cultura

Prefeitura de Quissamã entrega ao Inepac projeto para reformas no Complexo de Machadinha

Nesta quinta-feira (15), a secretária de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer de Quissamã, Kitiely Freitas, esteve na sede do INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, que fica situada no Rio de Janeiro, para entregar o projeto executivo adequado de restauração da capela e das Ruínas do Complexo Cultural de Machadinha.

Kitiely foi recebida pela equipe técnica do INEPAC, composta pelas arquitetas Marcella Coelho e Camila Tahan, com o intuito de conversarem sobre o estudo que contempla tanto a parte do laudo estrutural, quanto o mapeamento de danos, necessário para realização da restauração, com o embasamento necessário, para aprovação.

“Estou muito confiante que a resposta será positiva e feliz porque o prazo é de 30 dias, pois a liberação do projeto é importante para a preservação dos patrimônios locais”, disse a secretária de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer.

No projeto da capela, está incluso a instalação de para-raios, o projeto hidrossanitário, que é um dos elementos mais importantes da obra, como o nome diz, hidro = água; sanitário = relativo à saúde, que consiste, basicamente, no mapeamento de toda a rede de encanamento. Também tem a drenagem, ato de escoar as águas de terrenos encharcados por meio de tubos, túneis, canais, valas e fossos, além da prevenção e combate a incêndio.

A elaboração do planejamento executivo de restauração, arquitetura e complementares, com laudo estrutural e acompanhamento arqueológico tanto da Capela, quanto das Ruínas do Solar da Fazenda Machadinha, ambos integrantes arquitetônicos e tombados, fundamental para que o Instituto aprove a licitação das obras.