A Prefeitura de Quissamã, por meio do Setor de Meio Ambiente da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, celebra uma conquista significativa ao ser premiada com o terceiro lugar no Prêmio SISS-Geo 10+, na categoria Equipes de Saúde, Ambiente e Outros Órgãos. O reconhecimento destaca os esforços realizados na contribuição com o Sistema de Informação em Saúde Silvestre (SISS-Geo).
A cerimônia de premiação aconteceu nesta sexta-feira (21), no Auditório do Museu da Vida, da Fiocruz, no Rio de Janeiro. A honraria é destinada a reconhecer os 10 principais colaboradores do SISS-Geo, em diversas categorias, como: colaboradores da sociedade em geral; mulheres colaboradoras; profissionais de saúde, ambiente e outros órgãos; unidades de conservação e equipes.
De acordo com Luiz Carlos Fonseca, coordenador do Setor de Meio Ambiente, “essa premiação é o reflexo do comprometimento da nossa equipe e de todo o município com a saúde e a preservação ambiental. Participar do SISS-Geo é uma oportunidade única de contribuirmos ativamente para a proteção da biodiversidade e o controle de zoonoses, fortalecendo nosso papel na integração entre ciência, meio ambiente e sociedade.”
O SISS-Geo, desenvolvido pela Fiocruz em parceria com o Laboratório Nacional de Computação Científica, é uma plataforma gratuita disponível para smartphones e na web, que permite o monitoramento da saúde de animais silvestres. A iniciativa possibilita, por meio de registros feitos por cidadãos e profissionais, a investigação de doenças que podem atingir tanto humanos quanto animais, promovendo a prevenção de zoonoses e a conservação da biodiversidade brasileira.
“Com o uso do aplicativo do SISS-Geo, podemos mapear e registrar diversas espécies da fauna silvestre, além de identificar pontos sensíveis de atropelamento e monitorar a saúde animal no município de Quissamã. O SISS-Geo tem funcionado como uma base de dados de registros primários, e estamos empenhados em avançar para ampliar os registros de espécies da fauna silvestre que ainda não foram evidenciadas”, ressaltou a engenheira florestal da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca de Quissamã, Manon Perdomo.
A Prefeitura de Quissamã reforça, assim, seu compromisso com a preservação ambiental e a saúde pública, integrando ciência, cidadania e sustentabilidade para um futuro melhor.