Prefeitura de Quissamã avalia educação ambiental no município

Com organização da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, foi realizada a primeira oficina participativa do Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA). O encontro contou com a atuação de representantes da iniciativa privada do município, do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (COMADES), das secretarias de Educação e de Assistência Social e Embaixadores do Meio Ambiente.
Em fase de elaboração, o ProMEA é um importante instrumento para que a educação ambiental seja consolidada no município, como explica o assessor de meio ambiente Ney Aleixo. “O ProMEA tem entre seus objetivos sensibilizar a população por meio das ações propostas, promovendo a conscientização ambiental”, destacou Aleixo.
Nesse processo de construção, foi disponibilizado aos participantes – moradores locais – um questionário de percepção ambiental, cujo objetivo foi compreender a visão da população sobre algumas questões ambientais gerais e locais.
“O questionário nos deu base para definirmos os eixos temáticos de forma participativa com os integrantes da reunião. Tal ferramenta é um recurso amplamente utilizado para subsidiar ações em educação ambiental”, completa Aleixo.
A próxima etapa está prevista para acontecer em 7 de julho, com a segunda oficina participativa. Na oportunidade serão apresentadas as propostas de ações entre as quais serão selecionadas as prioritárias a serem desenvolvidas no programa.