Prefeitura de Quissamã amplia para 91 as bolsas do Programa de Ensino Superior

A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, e a secretária de Educação, Helena Lima, anunciaram na manhã desta quinta-feira (17) a ampliação de vagas do Programa Municipal de Bolsas de Estudo do Ensino Superior 2022. Inicialmente, foram oferecidas 20 bolsas para este primeiro semestre e, agora, são mais 71, contemplando todos os 91 candidatos que tiveram inscrições deferidas após a análise, pela Comissão de Seleção e Acompanhamento, dos documentos, perfil socioeconômico e recursos dos candidatos. Os novos contemplados devem aguardar convocação que será publicada no Diário Oficial.
“Com organização e responsabilidade conseguimos remanejar verbas e ampliar as bolsas universitárias. Esse é mais um investimento importante, um alento para as famílias desses universitários, em especial para os que cursam Medicina, pois o custo é muito alto. Vamos seguir investindo na cidade, preparando os nossos jovens para uma Quissamã cada vez melhor no futuro”, ressaltou Fátima Pacheco.
São 85 vagas para cursos gerais e seis para Medicina com bolsas de 50% a 100%, de acordo com a renda per capita da família do universitário. Em 2021, ano da retomada do Programa Municipal de Bolsas de Estudo do Ensino Superior, a Prefeitura iniciou o programa com 40 bolsas e fechou o ano com 112 universitários beneficiados no sistema de ressarcimento.
“Mais um grande avanço na Educação. O programa de Bolsas é uma das metas previstas na Lei 1.474, o nosso Plano Municipal de Educação. Avançamos em políticas públicas para atender essas metas previstas entre 2015 e 2025. Nesta semana, nos reunimos com diretores e equipe pedagógica para revisar as ações do plano. Das 20 metas estabelecidas, já avançamos em cerca de 80%. Desde a creche até o investimento no Ensino Médio e Superior avançamos principalmente entre 2017 e 2021. Nesse propósito temos um programa reestruturado”, frisou Helena Lima.
TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO
Além da bolsa, a Prefeitura oferece o transporte universitário nos turnos da manhã e noite para os universitários que estudam em Campos e Macaé. O prazo para novos cadastros e recadastramento está aberto até esta sexta-feira, 18 de março, no site da Prefeitura de Quissamã. Atualmente, o programa já beneficia 390 universitários
Os interessados deverão anexar a seguinte documentação: grade curricular e/ou declaração de matrícula na faculdade ou curso técnico (com o turno), comprovante de residência atualizado (2022), documento de identificação com foto e foto 3×4. A análise será feita pelo departamento responsável de 21 a 24 de março.
Em caso de dúvidas, o interessado deverá procurar o Setor de Transporte Universitário, na sede da Secretaria Municipal de Educação; pelo telefone (22) 27689300, ramal 9376, de segunda a sexta, de 8h às 11h; ou ainda pelo Whatsapp do Programa Transporte Universitário (22) 999659347.