Prefeitura de Quissamã abre inscrições para o Transporte Universitário do ano de 2023

Já está disponível o cadastramento de estudantes do ensino superior e ensino técnico para o Programa Transporte Universitário de Quissamã referente ao 1º semestre do ano letivo de 2023. O recadastramento de quem já tem acesso ao transporte também deve ser feito. A inscrição será online e ficará disponível através de um link (AQUI) no portal da Prefeitura até o dia 31 de janeiro.

No momento da inscrição será necessário inserir a grade curricular ou quadro de horários; comprovante de residência; documento de identificação com foto e foto 3×4; além de declaração de matrícula na faculdade ou curso técnico (com o turno). Documentos faltantes podem ser inseridos posteriormente ao cadastro. Até a entrega de toda documentação obrigatória, o cadastramento fica com status “pendente”.

A ampliação da oferta de Bolsa de Estudos fez a procura pelo Transporte Universitário aumentar. Retomado em 2021, o Programa beneficiou, no último ano letivo, 700 estudantes quissamaenses que estudam em Campos e Macaé, divididos entre os turnos da manhã, tarde e noite, de segunda à sábado. O transporte gratuito é ofertado pela Prefeitura em reconhecimento à importância da formação acadêmica, além de garantir segurança, conforto e economia aos alunos.

A secretária de Educação, Helena Lima, destaca que com a disponibilização do Transporte Universitário, os alunos conseguem chegar à instituição de forma mais tranquila. A partir deste ano, o número de vagas será ampliado. “Os estudantes descem no local que precisam e não têm qualquer tipo de prejuízo com deslocamento. Disponibilizando o transporte, diminuímos as dificuldades que possam aparecer durante a caminhada acadêmica, que é sempre cansativa. Para o próximo ano letivo, vamos ampliar o número de vagas e disponibilizar mais turnos à tarde e à noite”, comentou.

Estudantes aprovam transporte – A estudante de biologia, Alice Ribeiro, de 19 anos, destaca que o benefício no ano de 2022 foi de grande importância. “Minha experiência com o transporte tem sido ótima. Eles nos pegam na porta da faculdade, trazem de volta para a casa. Economizo muito dinheiro com isso e tem sido muito bom, uma experiência ótima”, disse.

Edivan Carvalho, 18 anos, estudante de sistemas de informação, no IFF, também comentou a praticidade e segurança do transporte. “Fico praticamente na porta da universidade e quando volto para minha casa, desço na minha rua, em segurança”.