Prefeitura capacita servidores para auxiliar na orientação ao comércio

A Prefeitura de Quissamã, por meio da secretária de Saúde, capacitou, na tarde desta quarta-feira (8), cerca de 50 servidores para atuarem na orientação sobre as novas regras implementadas para o funcionamento do comércio local. No início do encontro, todos receberam máscara para proteção individual e mantiveram distância um dos outros, como forma de prevenção. A atividade foi ministrada por Leonardo Chagas, chefe da Vigilância em Saúde; pela diretora da Divisão de Vigilância Sanitária, Michele Pacheco; e pelo diretor da Divisão de Vigilância em Saúde da Trabalhador, Julio César Ribeiro. Participaram ainda a prefeita Fátima Pacheco, a secretária de Saúde Renata Fagundes, e o subsecretário Roberto Lopes. A ação conta com a parceria da Guarda Civil Municipal.
A prefeita Fátima Pacheco abriu a capacitação e destacou a importância da participação de todos. “Todos nós estamos acompanhando tudo o que está acontecendo no mundo, com a pandemia do coronavírus. Por isso, neste momento, é cada vez mais importante estarmos juntos, trabalhando pelo bem comum. Seguimos o Decreto do Governador e flexibilizamos a abertura do comércio no município. Por isso, estamos aqui hoje para capacitar e ampliar as nossas ações de prevenção em nossa cidade. Vamos levar as informações aos comerciantes sobre os cuidados e sobre a prevenção, tanto para funcionários, quanto para clientes. Quero agradecer a todos que estão aqui dispostos a ajudar, a cuidar de nossa cidade e de nosso povo”, disse Fátima.
“Foi uma tarde muito proveitosa, de troca de experiências. A equipe da Vigilância em Saúde já vem realizando o trabalho de conscientização do comércio, e com a chegada do grupo de apoio, poderemos intensificar as ações. Os trabalhos já começam nesta quinta-feira (8), onde os grupos formados vão nos acompanhar nas visitas”, frisou Leonardo Chagas.
“Temos que agradecer muito, porque em Quissamã, há sempre pessoas dispostas a ajudar, auxiliar a saúde. Neste momento, é de extrema importância levar os cuidados aos moradores de nossa cidade. Estamos seguindo todos os protocolos e o município vem se preparando o máximo que pode para combater o coronavírus”, concluiu Roberto Lopes, subsecretário de Saúde.
A Prefeitura de Quissamã publicou em seu Diário Oficial, edição 1072/04, de terça-feira (7), o Decreto nº 2817, que dispõe sobre a liberação das atividades comerciais no município e as providências que deverão ser adotadas para prevenção dos funcionários e clientes, diante da pandemia de coronavírus. A ação segue a decisão do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que flexibilizou, via Decreto nº 47.025, para que municípios sem casos confirmados de Covid-19 pudessem, por meio da Prefeitura, retornar com o funcionamento do comércio. Ao todo, 30 cidades obtiveram a liberação.