Prefeitura busca acordo com universidade para garantir conclusão de cursos

A prefeita Fátima Pacheco e o secretário de Educação, Robisson Serra, estiveram reunidos na tarde de sexta-feira (10) com a diretora da Universidade Estácio de Sá, Cilene Andrade, no campus de Campos dos Goytacazes. Na pauta o acerto de contas do município com a entidade, para permitir que os alunos possam terminar seus cursos.
Foi apresentado um cronograma, pela Prefeitura de Quissamã, para a resolução da dívida com a instituição até o fim de 2015 e uma proposta de convênio a partir do primeiro semestre de 2016. Isso porque, no início daquele ano o sistema da Universidade liberou a re-matrícula dos estudantes mas, sem convênio com a Prefeitura, já no segundo semestre a dívida foi colocada em nome dos alunos. Na proposta foi solicitado que a dívida seja repassada à Prefeitura que, de forma parcelada, a quitará.
“Essa é a terceira reunião com a direção da Universidade Estácio de Sá e reapresentamos a proposta de parcelar a dívida que encontramos e pactuar um novo convênio para pagarmos as mensalidades dos alunos bolsistas que estão já estão cursando. Ficou acordado que teremos uma posição definitiva da Universidade nos próximos dias. E, para tranqüilidade dos estudantes, conseguimos que a renovação da matrícula possa ser efetivada até o dia 30 deste mês”, esclareceu a prefeita Fátima.
Também participaram da reunião o Controlador Geral de Quissamã, Luiz Felippe Klem de Mattos; o Gestor de Finanças e Orçamentos, Wiliam Oliveira; e Juarez Soares de Moura Júnior, da administração da Universidade.
Buscando soluções – Pela manhã, antes da reunião na Estácio, o secretário de Educação, Robisson Serra, recebeu grupo de universitários para discutir questões do transporte para as cidades de Macaé e Campos dos Goytacazes. Principalmente os trajetos pelas localidades do município e ordem de chegada nas universidades.
Inicialmente ficou definido que, na segunda-feira (13), o ônibus da manhã para Campos será um veículo escolar disponibilizado pela Secretaria de Educação e que sairá do pátio da Secretaria de Transportes às 05:30h. Os da tarde, para Macaé e Campos, da empresa Doulos, sairão às 16:30h da Praça da Matriz. O transporte da manhã, para Macaé, está dependendo da liberação do Detran para regularização do veículo, que já está com todas as taxas pagas, faltando apenas o emplacamento.
Quanto ao retorno que é em horário tardio e, por isso mesmo, perigoso, o ônibus de Macaé passará por Pindobas, Morro Alto, Canto Santo Antônio e terá ponto final no Centro. O de Campos retornará por Barra do Furado.