Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Prefeitura avança na construção do Programa de Salvaguarda do Jongo de Machadinha

Nesta terça-feira (21), no Memorial Machadinha, foi realizada a primeira reunião do Grupo de Trabalho para Elaboração do Programa Municipal com Ações de Salvaguarda do Jongo Tambores de Machadinha. O encontro reuniu representantes da comunidade jongueira, do poder público municipal e do Conselho Municipal de Cultura, com o objetivo de garantir a sustentabilidade da manifestação cultural, consolidando o grupo de jongo, reconhecido há 20 anos como Patrimônio Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como política pública permanente.

O grupo Tambores de Machadinha retomou suas atividades em 2003 e é composto atualmente por 43 integrantes, entre mestres, crianças e adultos. A manifestação é uma das expressões mais significativas da cultura afro-brasileira no município. Durante o encontro, foram apresentadas propostas para garantir a sustentabilidade do jongo, e ficou definido um diálogo permanente entre os jongueiros e o poder público, com reuniões mensais para definir atividades, metas, prazos e recursos.

A secretária de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer, Kitiely Freitas, destacou o avanço no diálogo com a comunidade. “Foi uma importante discussão com a comunidade local, com a Arquima e com o grupo de jongo. Temos certeza de que avançaremos na efetivação dessa política pública tão importante para nossa comunidade.”

O coordenador do grupo Tambores de Machadinha, Wagner Nunes Firmino, ressaltou a relevância do processo de salvaguarda. “A reunião foi muito produtiva. O Jongo de Machadinha já executa essa manifestação há anos, e agora estamos estruturando ações que garantam sua sustentabilidade. A salvaguarda é um instrumento essencial para que essa tradição continue viva por muitas gerações.”

Para o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Luiz Paulo Sartori, o jongo também representa um importante potencial turístico. “Hoje demos um passo importante na preservação e valorização do jongo, que leva o nome de Quissamã para todo o Brasil. Continuaremos desenvolvendo ações que fortaleçam esse patrimônio histórico, cultural e turístico do nosso município.”

O grupo de trabalho seguirá se reunindo mensalmente para definir e acompanhar a execução das ações que integrarão o Programa Municipal de Salvaguarda do Jongo Tambores de Machadinha, reforçando o compromisso de Quissamã com a preservação de sua identidade cultural.

Também participaram da reunião a coordenadora de Políticas para a Igualdade Racial, Janaína Pessanha; a diretora de Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer, Jovana Azevedo; a representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Adriana da Silva Izaías; a representante da Secretaria Municipal de Educação, Adriana Amaral; o presidente da Associação de Remanescentes do Quilombo de Machadinha (ARQUIMA), André Luiz do Sacramento; a representante das mulheres jongueiras, Lívia Pessanha Azevedo; e a representante jovem da comunidade jongueira, Jocélia da Silva Pavuna.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.