Prefeitura avança e já realiza cirurgia bucomaxilofacial no Hospital Municipal

Em Quissamã, a Saúde segue como uma das prioridades e conquista avanços significativos. O Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus passou a contar com mais um serviço e está oferecendo atendimento com cirurgião bucomaxilofacial para o público com necessidades especiais. As primeiras intervenções foram realizadas na sexta-feira (19), com duas cirurgias da cavidade oral. O município também passou a disponibilizar, a partir deste semestre, o Teste da Linguinha. O exame deve ser feito nos bebês nos primeiros dias após o nascimento.
O coordenador de Saúde Bucal, Marcelo Nogueira Alves, explicou que, por meio da cirurgia, são realizados procedimentos como extrações dentárias, restaurações e limpeza, entre outras ações. “Essa é uma conquista para todo o município. Antes nossos pacientes tinham que se deslocar para Campos dos Goytacazes ou para o Rio de Janeiro em busca de atendimento. Era preciso fazer o agendamento via sistema de regulação do Estado, passar por uma triagem, algo que demandava muitos meses para então o procedimento ser marcado. Agora, a Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria de Saúde e da Coordenação de Saúde Bucal, montou uma estrutura para oferecer esse atendimento no hospital”, detalhou.
Marcelo citou ainda os avanços do setor. “Antes, além de não ter o equipamento, a estrutura, também não tínhamos um profissional bucomaxilo. Hoje, a Coordenação de Saúde Bucal conseguiu juntar os elos para oferecer esse atendimento. Contamos com uma profissional especializada, a cirurgiã Juliana Pessanha Brito, e temos uma equipe multidisciplinar à disposição”, pontuou.
Até chegar a etapa cirúrgica, foram realizadas diversas atividades, uma delas foi um encontro com pais e responsáveis junto com a equipe da Saúde Bucal e Educação Inclusiva, quando foi detalhada a proposta da Secretaria de Saúde, através da coordenação de Odontologia.
“Explicamos aos responsáveis que estaríamos montando uma equipe multidisciplinar, com profissionais especializados do próprio município, para atender nossos pacientes e isso é que faz toda diferença. Lembrando, mais uma vez, que essas foram as primeiras de uma série de procedimentos que serão realizados no ambiente de Centro Cirúrgico”, completou.
O atendimento no Hospital Municipal será voltado aos pacientes com necessidades especiais que precisam de um suporte além do que é oferecido no ambulatório. “Temos pacientes que são tratados na própria rede por um profissional especializado toda quarta-feira à tarde no PSF do Centro. Já há outros com indicação para o Centro Cirúrgico”, ressaltou.
Além do atendimento no Centro Cirúrgico, é oferecido apoio de uma equipe multidisciplinar com profissionais da Educação Inclusiva, como psicólogo e nutricionista, e todo um grupo para acompanhar os pais no pós-operatório e na reintegração dos pacientes.
A implantação do serviço na cidade foi gratificante para Tânia do Espirito Santo Silva. Ela conta que ficou satisfeita e feliz por saber que não vai precisar se deslocar com a filha para outra cidade em busca de atendimento. “Minha filha tem 16 anos e eu precisava levá-la para Campos ou Rio. Agora não vamos mais precisar disso. O atendimento aqui está maravilhoso, muito bom mesmo. Sou muito grata ao município e a todos profissionais pela assistência que ela está recebendo”, disse.
Outra novidade no município é o Teste da Linguinha, um exame padronizado que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua, causadas pela língua presa, que podem comprometer funções como sugar, engolir, mastigar e falar.