Prefeitura assina convênio para utilização de draga no Canal das Flechas

A prefeita Fátima Pacheco, o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Luiz Carlos Fonseca Lopes e a presidente da Colônia de Pescadores Z-27, Rosemary Ribeiro, assinaram, na manhã desta segunda-feira (17), convênio para o funcionamento da draga de sucção, doada pela Petrobras, que vai operar no Canal das Flechas, em Barra do Furado, atendendo as colônias Z-19, do Farol de São Thomé, e Z-27, de Quissamã. Cerca de 220 profissionais serão beneficiados, pois o equipamento permitirá que os barcos tenham acesso ao mar a qualquer hora.
Trata-se de uma flutuante que vai dragar o Canal das Flechas e atender uma demanda antiga dos pescadores de Quissamã e Campos, que é o assoreamento que penaliza esses trabalhadores. O equipamento foi doado pela Petrobras como compensação ambiental por impactos causados à atividade pesqueira pela prospecção e exploração de petróleo e gás na região.
“Efetivamos uma parceria com a Colônia de Pescadores para garantir o funcionamento da balsa, que será muito útil para abrir o canal, que está sendo assoreado, e garantir mais segurança e tranquilidade aos pescadores para entrar e sair do canal. A pesca é um importante instrumento de geração de emprego, renda e desenvolvimento para o município. E a parte de Quissamã foi assinada hoje e Campos também vai entrar com uma contrapartida. As prefeituras e as colônias trabalharão em conjunto pelo desenvolvimento da região”, pontuou Fátima.
O secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Luiz Carlos Fonseca Lopes, explica que Quissamã ficou responsável pela manutenção da máquina e Campos fará a parte da operação. “Essa parceria é fundamental porque os pescadores têm sempre a dificuldade de entrar e sair para o mar, em virtude do assoreamento da barra. Com a flutuante operando, vamos minimizar o problema, que causa prejuízo aos trabalhadores”, ressaltou.
A presidente da Associação de Pescadores Z-27, Rosemary Ribeiro, também destaca a parceria. “A máquina é fruto de compensação ambiental e vai desassorear o canal pesqueiro de Barra do Furado. Isso vai agregar muitos valores tanto para as famílias de pescadores, quanto para os próprios os profissionais. Eles vão deixar de desembarcar seu pescado em outro município, como São João da Barra (Atafona) e Macaé e passar utilizar Barra do Furado. Além de estar vai próximo da família, essa opção gera economia. É uma iniciativa de grande valor para os dois municípios, lembrando ainda que outras embarcações poderão desembarcar seus peixes em Barra do Furado e beneficiando ainda mais a localidade”, disse.