Prefeitura analisa proposta de energia alternativa

A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, recebeu, na manhã desta quinta-feira (23/3), em seu gabinete, a representante da Enersud – Fabricante de Turbinas Eólicas de Pequeno Porte e da Weg – Turbinas Eólicas, Sílvia Azevedo, e equipe do Instituto Federal Fluminense (IFF), composta pela diretora Aline Estaneck e pelo professor João Carlos Nogueira. Na pauta, apresentação de proposta de instalação de energia limpa no município.
Segundo Sílvia, a ideia é montar um projeto de geração de energia para a Prefeitura e fomentar o uso e ensino na área de energias renováveis em Quissamã. “Por isso a participação do IFF, já que existe a intenção de montar um curso na área de energias renováveis e nós passaríamos conhecimento e tecnologia para a implantação. O benefício para a Prefeitura será a geração da energia alternativa e limpa”, ressaltou.
Aline explicou que a criação desse novo curso, que está sendo desenvolvido dentro do campus Quissamã, cuja grade curricular está em andamento e conta com apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) na definição das disciplinas, tem previsão de instalação para 2018. Mas, de acordo com a diretora, após essa definição, o processo tem de passar por todas as instâncias do Instituto Federal, como Conselho Superior, Câmara de Ensino, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão para buscar aprovação e, então, passar a funcionar.
“Desde a transição de governo, começamos a buscar quais caminhos teríamos para diminuir a nossa conta de energia que é de R$ 600 mil/mês, recurso que poderia ser investido em outras atividades de políticas públicas. Já conversamos sobre energia solar e, hoje, sobre a eólica. Buscando parcerias com o IFF e com instituições que trabalham nessa área, estou otimista pelo modelo apresentado, pela possibilidade de diminuir a conta e, mais do que isso, de sermos uma cidade referência, com ICMS Verde, sendo pioneira nessa área de energia renovável”, destacou Fátima.
A equipe da Prefeitura, que participou da reunião, contou com os secretários de Governo, Marcinho Pessanha; de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso; do engenheiro da Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, Júlio Carlos de Souza; da coordenadora do Escritório de Gerenciamento de Projetos, Paula Casimiro; e do assessor da secretaria de Governo, Jocélio Ferreira.