Prefeitura analisa parceria para Serviço de Verificação de Óbito

A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco e seu vice Marcelo Batista receberam na manhã desta quarta-feira (25), a visita de dois diretores da Polícia Técnica do Instituto Médico Legal (IML) de Macaé. Eles discutiram a possibilidade de extensão do convênio, que prevê a realização do Serviço de Identificação de Óbito (SVO) no município. Em contrapartida, Quissamã poderá viabilizar materiais hospitalares e um funcionário, para serviços administrativos. O IML já atende com o SVO, Macaé, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu.
A finalidade é conhecer a causa mortis em casos de morte natural sem assistência médica ou quando não houver uma definição da causa, mesmo quando o caso é acompanhado por equipe de saúde. O esclarecimento de causas dos óbitos é importante para a família e para a comunidade, fornecendo informações para a obtenção de benefícios sociais, como auxílio-funeral, seguros, pensões, entre outros.
O Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), funciona de segunda a segunda, inclusive durante feriados de datas comemorativas. De acordo com o diretor José Mauro Nóbrega, “o serviço deve ser procurado nos casos de morte natural, por doença sem assistência médica, em que o óbito acontece em casa ou em via pública”, disse.
A prefeita Fátima destacou que a parceria será estudada pelo município. “Vamos avaliar a demanda dentro da nossa realidade, já que encontramos um município com muitos problemas, como dívidas e desgastes estruturais da máquina administrativa”, declarou. A reunião realizada no gabinete da Prefeita contou com a presença do vereador Léo da Sis, e do secretário municipal de Saúde, Lynaldo Lyra.