Prefeita, vice, secretários e coordenadores avaliam ações de 2018

Em entrevista à Rádio Quissamã FM, na manhã desta sexta-feira (28), a prefeita Fátima Pacheco, o vice Marcelo Batista, secretários e coordenadores apresentaram um balanço das principais ações realizadas no segundo ano de governo. Na oportunidade, Fátima agradeceu o empenho da equipe, dos servidores e da base aliada na Câmara Municipal, que não mediram esforços para que resultados positivos fossem obtidos. “Foi um ano de muito trabalho. Vamos continuar empenhados em busca de novas conquistas. Tivemos avanços significativos em todas as áreas”, ressaltou, na abertura do Programa “Show da Manhã”, apresentado por Flávio Pessanha.
O vice-prefeito Marcelo Batista frisou que a gestão está trabalhando no caminho certo e fazendo o seu papel. “Cada dia temos um desafio novo, mas isso faz parte do governar e aumenta nossa responsabilidade com o município. Estamos projetando melhorias para diversas áreas e setores”, disse.
A ampliação no número de vagas nas creches e escolas da rede, assim como a nota obtida no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e a inauguração do Centrinho foram pontuadas pelo subsecretário de Educação, Ailson Belarmindo. “A inauguração da creche que está sendo construída no Sitio Quissamã, a reforma de unidades e a implantação do pré-IFF estão entre as ações para o próximo ano”, completou.
A secretária de Saúde, Simone Flores, relatou que 2018 foi um ano de muitas vitórias. “Adquirimos novos veículos e hoje contamos com uma frota 100% mais segura. Temos quatro novas vans com ar-condicionado, ambulância UTI equipada e o Hospital Municipal conta com Raio X Digital. Na parte dos exames, estamos conseguindo colocar a casa em ordem e acabando com a fila de espera; tivemos a reforma do Pronto Atendimento de Barra do Furado e já temos um orçamento de R$ 72 milhões para 2019”, acrescentou.
A secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães, destacou que com um trabalho realizado a muitas mãos, os programas sociais foram retomados e ampliados. “Isso é muito significativo. Tivemos, este ano, um investimento, em nível de recursos, de mais de R$ 4 milhões nos programas sociais e de R$ 884 mil nos benefícios eventuais, como cesta básica, alugueis sociais, entre outros. Isso faz uma diferença muito grande dentro das casas das famílias beneficiadas. Temos, atualmente, 5.900 famílias referenciadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS); subimos de 763 para 1.200 idosos cadastrados; no Programa Renda Mínima, o número passou de 500 pessoas para 1.127; no Bolsa Família, de 1.200 para 3.503 e no Programa de Jovens, de 59 para 180. Com tudo isso, a Assistência vem cumprindo seu papel. Também inauguramos a Casa Social no bairro da Penha, que em dois meses de funcionamento já registrou cerca de 200 atendimentos. Para 2019, vamos inaugurar o CRAS de Santa Catarina”, completou.
Um saldo positivo também foi registrado na Cultura e Lazer. “Foi um ano de muitas realizações. Ampliamos as vagas nas oficinas do Centro Cultural Sobradinho, promovemos melhorias nas ações realizadas no Memorial Machadinha, tivemos as comemorações do aniversário da cidade, a Feira Agropecuária e a festa em comemoração ao Mês das Crianças, com a Carreta da Alegria, entre outras atividades. Para 2019, projetamos a realização de obras nos espaços culturais, em parceria com a secretaria de Obras, e nesse verão teremos atrações nas três principais praias do município”, ressaltou a coordenadora Amanda Fragoso.
“A sensação é de dever cumprido. Conseguimos atender o setor da pesca, da agricultura, e pecuária. Estamos fechando o ano sem nenhum débito anterior. Agradecemos à nossa equipe e, principalmente, os vereadores da base aliada, pois com a união e parceria defendemos questões importantes para o município”, afirmou o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, José Borba.
A coordenadora de Esporte e Juventude, Ísis Chagas, também agradeceu aos funcionários pelo empenho e dedicação. “Foi um ano de muitas conquistas e realizações. Implementamos várias modalidade nas escolinhas, sediamos campeonatos de futsal, o Brasileiro Estudantil de Tiro com Arco; seletiva estadual do Taekwondo, a Copa Liverj, tivemos o lançamento do Bolsa Atleta e para 2019 estão previstas a reforma do Parque Aquático e do Ginásio Poliesportivo, além do início das atividades da escolinha de surfe em Barra do Furado. Receberemos, em janeiro, os brinquedos infláveis para atender a criançada no espaço de lazer na Praia de João Francisco e na Caravana Esportiva”, ressaltou.
Janderson Barreto Chagas, coordenador de Segurança Pública, disse que 2018 foi um ano de vários ganhos, entre eles, a Municipalização do Trânsito. “Enfrentamos muitos desafios, mas o trabalho traz muitas recompensas. Atuamos em várias frentes e estamos empenhados em fazer muito mais no ano em que se inicia. Nesse verão, estaremos com monitoramento nas três principais praias de Quissamã em uma central em nossa sede e seguiremos com as blitzen educativas”, disse.
Fátima Pacheco encerrou a participação no Programa “Show da Manhã” afirmando que vai continuar trabalhando com transparência e diálogo. “Ao longo desse ano conseguimos avançar muito com as emendas parlamentares. Gostaria de dizer que é uma honra para mim, enquanto prefeita, ter Marcelo Batista como vice-prefeito. Tenho uma relação de respeito, amizade, carinho e confiança com ele e é essa relação transparente que nos une e faz seguir na mesma linha”, finalizou.