Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Prefeita, secretários e coordenadores fazem balanço de ações desenvolvidas em 2017

Prefeita, secretários e coordenadores fazem balanço de ações desenvolvidas em 2017

Em entrevista a um programa da Rádio Quissamã FM, na manhã desta sexta-feira (29), a prefeita Fátima Pacheco fez um balanço das principais ações desenvolvidas ao longo do seu primeiro ano de governo.
Acompanhada por secretários e coordenadores, Fátima detalhou como era o cenário no início da gestão, agradeceu aos servidores pelo apoio, lembrou as obrigações mantidas em dia, falou das parcerias conquistadas, do diálogo com a base aliada da Câmara Municipal, e ainda da aproximação com deputados e senadores, que resultou em emendas, que liberaram recursos para o município.
“Encaramos um cenário de desafios, mas conseguimos superar os obstáculos. Mantivemos os salários em dia, além do vale transporte e ticket alimentação. Pagamos o décimo terceiro e ainda conseguimos limpar o nome de Quissamã que, por conta disso, já pode receber repasses financeiros diretamente do Governo Federal”, afirmou a prefeita.
“Mesmo em meio a tantas dificuldades que enfrentamos, podemos ver o quanto avançamos, e isso se deve aos nossos funcionários, que em nenhum momento esmoreceram. Temos um pacote de obras para o início do ano, que garantirá a geração de muitas vagas de trabalho, algo importante e necessário para nossa população e que inclui a construção de duas novas estações de tratamento de esgoto e a reforma de uma terceira; construção da ciclovia e ciclofaixa, retomada da obra da creche no Sitio Quissamã, construção de banheiro público na Praia do Visgueiro e recuperação e reforma de escolas municipais”, destacou o vice-prefeito e secretário de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, Marcelo Batista.
O secretário de Saúde, Luiz Ricardo Tigre, falou que as realizações da pasta foram muitas e que as parcerias vão garantir uma vida melhor à população, já que o planejamento foi feito com base na conferência municipal de saúde. “Não podemos fugir da realidade da crise e, por isso, temos que nos adequar, seja reformando, recuperando ou fazendo manutenção de equipamentos e estruturas e, ainda, com a aquisição ambulâncias, vans e carros para atender a todos”, explicou.
E ainda citou a aquisição do aparelho de Raios-X digital, que será entregue na primeira semana do ano, garantindo uma grande qualidade de imagem nos atendimentos no hospital municipal; da recuperação dos espaços das Unidades de Saúde da Família, recomposição das equipes das mesmas e entrega de tablets que agilizarão o trabalho dos agentes comunitários de saúde; do trabalho da equipe de saúde bucal, hoje capacitada até mesmo para atender aos pacientes com necessidades especiais; da imunização, que é referência estadual; do retorno, em funcionamento, do setor de esterilização do Centro de Saúde, parado desde 2014; da Saúde Mental, com o projeto “Borboletas são flores que aprenderam a voar”, em parceria com o Instituto Federal Fluminense; e da Saúde Ambiental, com o trabalho ininterrupto de combate ao mosquito Aedes aegypti.
O secretário de Educação, Róbisson Serra, destacou a parceria entre os diversos setores da administração municipal. “É uma marca desse governo, que garantiu a possibilidade de realizar mais e melhor para atender as nossas crianças. Temos um grande número de conquistas e, entre elas, coloco o projeto “Abrace”, que reuniu todas as secretarias e coordenadorias, levando pais e responsáveis para dentro das escolas. Retomamos ainda o programa de bolsas universitárias, garantindo o transporte; apostamos na qualificação de nossos profissionais. O ano teve um saldo muito positivo”, afirmou.
O Coordenador de Cultura, Oscar Luiz Chagas, disse ter ficado assustado quando, no início do ano, tomou conhecimento do estado dos equipamentos, com prédios abandonados e dominados por cupins. “Assumimos com o verão acontecendo e realizamos o Carnaval da Família, que, com poucos recursos, lotou as ruas da cidade. Fizemos eventos no aniversário da cidade, do Sobradinho e do Museu; ajudamos nas festas das localidades, dentro das possibilidades atuais. E, pela primeira vez, tivemos a Festa do Folclore, o Música na Praça e a abertura dos jardins da Prefeitura à população, com as Luzes de Natal, Cantata e Auto de Natal”, frisou.
“Encontramos a cidade sem transporte urbano e com a frota sucateada. Hoje temos todos os veículos no seguro, o que nos garante reboque para o carro e segundo veículo para levar os passageiros aos seus destinos. Fazemos o transporte de pacientes para atendimento em outras cidades. E ainda adquirimos veículos para atender à Educação, Saúde e demais secretarias”, informou o coordenador de Transporte, Fábio Castro.
Segundo a secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães, o trabalho foi árduo, mas compensador. “Pegamos os programas sociais parados, pagamentos atrasados. Então criamos uma proposta, dentro da realidade do governo, que hoje atende a todos os cadastrados e ainda repassa a verba dos atrasados do ano anterior. A transferência de renda, este ano, foi de aproximadamente R$ 2,3 milhões”, disse. Ela falou ainda da criação do ‘Defesinha’ que, em parceria com a Defesa Civil, atende as crianças com idade entre sete e 14 anos.
Para o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, João de Nilo, o início foi difícil, já que encontrou máquinas quebradas ou paradas por falta de peças. “Agora, temos equipamentos recuperados e podemos atender os produtores rurais. O horto produz para distribuirmos mudas para a agricultura familiar e hortas comunitárias. A Fazendinha Escola já está com os tanques limpos e será entregue ainda no primeiro semestre. A nossa parceria com a Saúde vai garantir material para a ‘Farmácia Viva’ e, ainda, iremos reformar todo o parque de exposições”, completou.
“Tivemos um ano de muitos desafios, que nos trouxeram grandes aprendizados. Mas também muitas conquistas, como as atividades de verão, a reabertura do parque aquático com aulas e, agora, reaberto nos finais de semana. Compramos materiais esportivos e uniformes para profissionais e alunos das Escolinhas, reativamos o estádio municipal e, através de parceria com o IFF e Defesa Civil, capacitamos nossos servidores em Primeiros Socorros. Implantamos, em parceria com a Assistência, a Identidade Jovem, que garante benefícios aos seus portadores, como passagens gratuitas. Também conseguimos, com o Ministério dos Esportes, pré-aprovação para obra na quadra de Santa Catarina”, informou o coordenador de Esporte e Juventude, Cássio Reis.
Ele também falou da conquistas de muitas medalhas por atletas quissamenses, no jiu-jítsu, taekwondo, futebol e vôlei, entre outros. Das variadas opções esportivas da Escolinha, que este ano ofereceu duas novidades: iniciação esportiva e tiro com arco; e, ainda, da ‘Caravana Esportiva’, que levou esporte e lazer às localidades do município e do Troféu Fernanda Magno, que reuniu atletas e centenas de torcedores do futsal no ginásio municipal.
No encerramento do programa, a prefeita falou de alguns desafios para 2018. “A fé nos norteou e deu forças nos muitos momentos difíceis que enfrentamos. Sabemos da defasagem dos salários dos servidores, mas também do compromisso de todos com o trabalho para fazer a nossa cidade ir para frente. Será um ano de muito trabalho e, mesmo com a crise, não vamos desanimar. Desejo um Ano Novo de paz, trabalho e prosperidade para todos em Quissamã”, concluiu Fátima.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.