Prefeita se reúne com pescadores em Barra do Furado

Para discutir assuntos como auxílio financeiro durante defeso e a atuação da draga de sucção, a Prefeita Fátima Pacheco se reuniu, no fim de tarde de segunda-feira (7), com os pescadores de Barra do Furado. O evento aconteceu na sede do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS II) e contou também com a participação do vereador Luiz de Acil, do secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, José Borba, e da presidente da Colônia de Pesca Z27, Rosemary Ribeiro.
Abrindo os trabalhos, Fátima informou aos presentes sobre a Lei nº 1833, de 13 de março deste ano, que criou o auxílio financeiro, de natureza assistencial, aos pescadores profissionais de águas marinhas e de águas interiores do município, durante os períodos de defeso da piracema e do camarão. “Neste período vocês, pescadores que estão devidamente cadastrados na Colônia Z27, poderão consertar e confeccionar suas redes e fazer a manutenção de suas embarcações, sem ter de participar de frentes de trabalho. O valor do auxílio será de R$ 500,00 por mês e, para receber o benefício, os pescadores precisam preencher formulário próprio”, explicou a prefeita.
Não poderão solicitar o auxílio os pescadores que recebem seguro-desemprego ou outros benefícios da mesma natureza e finalidade, oriundo dos governos Federal ou Estadual, cujo pagamento decorra da suspensão das atividades pesqueiras nos períodos de defeso.
Outro ponto da pauta foi a operacionalização da draga de sucção flutuante. Ficou definido que a Colônia de Pescadores Z27 fará um levantamento sobre os materiais necessários para o início da operação, como cabos de aço e afins, para que junto às Prefeituras de Quissamã e de Campos dos Goytacazes, haja um cronograma de trabalho para agilizar o início da dragagem do Canal das Flechas.
A draga de sucção, enviada pela Petrobras à Colônia de Pescadores Z-19, Farol de São Thomé, e Z-27, de Quissamã, é uma compensação ambiental por impactos causados à atividade pesqueira pela empresa na prospecção e exploração de petróleo e gás na Bacia de Campos. O equipamento com capacidade para dragar até 80m³ por hora, atingindo até 4,5m de profundidade, vai garantir que os últimos 450m do canal que tem cerca de 70m de largura e apresentam problemas de assoreamento durante alguns meses do ano, e permitir que os barcos acessem o mar a qualquer hora, garantindo o sustento das famílias das centenas de pescadores das duas comunidades.