Prefeita recebe alunos do Projeto Câmara Jovem

A prefeita Fátima Pacheco recebeu, na manhã desta terça-feira (26), para um café no hall da Prefeitura, sete dos nove componentes da Câmara Jovem. São eles, Luna Nascimento Avenia, Emilly Matos Machado Nascimento, Emanoel Cássio Loureiro Barcelos, Ramiro de Oliveira Nascimento Loréga, Hugo de Carvalho da Silva, Isabelly Machado Tavares e Ian Cosme Souza de Santana. Acompanhados de familiares e diretores das unidades escolares em que estudam, o encontro foi iniciado no Gabinete, com uma conversa sobre a importância dos Poderes Legislativo e Executivo. Participaram ainda o presidente da Câmara Municipal, Luciano Pessanha; os vereadores José Borba e Luiz de Acil, além de secretários e coordenadores municipais.
“Estamos muito felizes com a proposta de levar o debate político para dentro das escolas e o presidente Luciano Pessanha resgatou esse projeto. Queremos, cada vez mais, compartilhar com a população as boas notícias da juventude. Estamos investindo na criança e no adolescente e é para longo prazo. Podemos destacar diversos projetos como o Jovens em Ação, além de iniciativas no Esporte, na Cultura e na Educação. Um dado importante é que dos nove componentes da Câmara Jovem, quatro são mulheres. É um fato inédito e que nos enche de orgulho. Não tenho dúvidas de que esse lugar que estamos ocupando, daqui a alguns anos, estará em boas mãos, estaremos bem representados”, disse Fátima.
“Ficamos felizes de estarmos aqui com os nossos vereadores jovens, que representam as suas escolas e que trazem demandas e sugestões para a Câmara. Agradeço todos os vereadores pelo apoio a este projeto, que foi implementado em 2009, quando Marcinho Pessanha foi vereador, e agora foi retomado. Parabéns aos jovens que estão nos surpreendendo a cada dia e, hoje, entregaram ofícios e indicações para a prefeita. Estão a cada dia oxigenando o parlamento quissamaense”, ressaltou o presidente da Câmara, Luciano Pessanha.
“Quero agradecer a todos por estarmos reunidos nesta manhã. Tenho muito orgulho de ver que a semente plantada, há alguns anos, germinou e deu frutos. O projeto Câmara Jovem e o Bolsa Atleta, que são de minha autoria, foram implementados e isso me deixa imensamente feliz. A experiência que esses jovens estão tendo é diferente do que eles imaginavam. Estão podendo vivenciar a boa política, querendo o melhor para as pessoas. Esses jovens estão podendo contribuir para um futuro melhor para a nossa cidade”, frisou Marcinho Pessanha, secretário de Governo.
A vereadora jovem Luna Nascimento Avenia, representante do Ciep Dr. Amilcar Pereira da Silva, iniciou as falas. “Eu tinha uma visão diferente da que tenho hoje sobre a política. Mas, após as reuniões com a Câmara Jovem, fomos aprendendo e estamos adorando fazer parte. Somos adolescentes e muitos pensam em curtir a vida, mas, hoje vejo que tem como se divertir e estar na política. As nossas escolhas de hoje serão para a nossa vida toda. Me espelho muito na figura da prefeita, nas autoridades, por observar que as mulheres ainda ocupam poucos lugares na vida pública. Estamos aqui representando e isso é incrível”, concluiu.
“Gostaria de agradecer a todos pela presença. Com os encontros na Câmara Municipal, percebi que o que acompanhamos na televisão sobre o lado negativo da política, muitas vezes não retrata a realidade. Estou feliz de fazer parte deste grupo”, disse o vereador jovem Ian Cosme, representante da Escola Municipal Nelita Barcelos dos Santos, de Morro Alto.
“Não esperava tanta gente para nos receber. Estou muito feliz de fazer parte deste projeto porque todos os dias aprendemos um pouco. Podemos contribuir para um mundo melhor com as nossas ações. A mulher pode conquistar o que ela quiser, pode chegar onde quiser. A mulher é guerreira. Entrando, neste projeto, podemos contribuir para a melhoria da vida de todo mundo”, disse Isabelly Machado, vereadora jovem, também representante do Ciep Dr. Amilcar Pereira da Silva.
“É um privilégio ser mulher e estar aqui podendo falar para vocês. Estou muito feliz por poder fazer parte deste projeto. Obrigado a prefeita e Marcinho Pessanha pela oportunidade”, disse a vereadora jovem Emilly Matos, representante do Centro Educacional Nova Escola.
“Agradeço aos idealizadores do projeto e estou adorando poder representar a minha escola e minha comunidade”, disse vereador jovem Hugo Carvalho, representante da Escola Délfica de Carvalho Wagner, de Barra do Furado.
“Quero agradecer e me colocar à disposição de todos, dos coordenadores, secretários e da prefeita. Juntos, formamos um belo grupo de trabalho pelo bem de nossa cidade que amo, que nasci e que lutamos por ela. Fui eleito com pouco mais de 40% dos votos válidos lá na minha escola, e isso me deixa muito feliz. Apresentei algumas indicações na primeira sessão e farei mais algumas nos próximos encontros e agradeço a prefeita por receber as nossas solicitações”, falou Emanoel Cássio, vereador jovem representante do Colégio Cenecista Nossa Senhora do Desterro.