Prefeita participa de solenidade que cria Zona de Exportação do Açu

O presidente da República, Michel Temer, assinou, nesta quarta-feira (27) o decreto que cria a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Açu, localizada no Distrito Industrial de São João da Barra, no Norte Fluminense. A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso, participaram da solenidade no Porto do Açu, que contou ainda com a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Marcos Pereira, do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, além do governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), deputados e autoridades locais.
A ZPE do Açu, que deve entrar em atividade dentro de 24 meses, será a primeira da região Norte Fluminense e a 26ª do país. Com área de 2 km², a Zonaestará localizada a 10 km do Terminal Multicargas (T-MULT) do Porto, e contará com infraestrutura viária terrestre para o transporte de diferentes tipos e tamanhos de carga.
As Zonas de Processamento de Exportação caracterizam-se como áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados fora do país, sendo consideradas zonas primárias para efeito de controle aduaneiro.