Prefeita participa de encontro com produtores rurais

Doação de mudas de árvores para o plantio junto às cercas das propriedades rurais, criação de um minimercado de peixe, fiscalização da pesca predatória no período do defeso na Lagoa Feia, apoio aos produtores de leite e reativação das lavouras de coco de Quissamã foram algumas propostas apresentadas na reunião realizada no auditório da Prefeitura na tarde desta quarta-feira (1º) com a prefeita Fátima Pacheco e o seu vice Marcelo Batista, além de vereadores e secretários de diversas pastas.
A prefeita falou sobre a situação que encontrou o município, com dívidas acumuladas, desgaste da frota oficial, queda na arrecadação e, principalmente, obras de grande porte paralisadas, cujos investimentos poderiam ter sido feitos na Saúde, Educação e em outras áreas. Ela defendeu mais uma vez o diálogo com a população e com os diversos segmentos da economia e anunciou que buscará parcerias com órgãos federais, como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
“Estamos mantendo diálogo com todos e as portas da secretaria estarão sempre abertas para o produtor. Vamos buscar parceiros para desenvolver nosso potencial agrícola e pesqueiro. Vocês nos mostram que é possível produzir em Quissamã e com isso nos tornar referência”, destacou Fátima, acrescentando que há intenção de construir um mercado para abrigar produtores e pescadores com a identificação dos comerciantes dos dois setores, agilizar a concessão de alvarás para funcionamento dos estabelecimentos, retomar a fiscalização para pôr fim à pesca ilegal e pedir ao governo federal a liberação do projeto tanque-rede, entre outros.
O produtor de farinha de mandioca Inácio Gomes da Silva, de Pindobas, declarou que todos devem se unir para alcançar bons resultados. “Com o apoio técnico que o município nos oferece é possível a gente ter colheitas significativas”, observou.
O subsecretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, João Carlos Pinto, o João de Nilo, ressaltou que a equipe técnica realiza trabalho de campo para conhecer as dificuldades do pequeno produtor. “Temos visitado as nossas localidades para ouvir todos que trabalham com a terra, e dentro da nossa atual realidade procurado atendê-lo em suas reivindicações”, disse.
Participaram ainda do encontro com os produtores rurais os vereadores Luciano Pessanha, presidente da Câmara Municipal, José Borba, Calico, Luiz de Acil e Alexandra Moreira.