Prefeita participa de aula inaugural para jovens e idosos em parceria com o IFF

Os idosos e jovens cadastrados no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) participaram da aula inaugural de novas oficinas de educação complementar, nesta sexta-feira (4), direcionadas a este público-alvo, por meio de parceria entre a secretaria de Assistência Social e o Instituto Federal Fluminense (IFF), campus Quissamã. O início das oficinas acontecerá na próxima quarta-feira (9), nos turnos da manhã e da tarde, na sede da própria instituição. O término das aulas será em 12 de dezembro.
A atividade aconteceu no auditório do IFF e contou com a presença da prefeita Fátima Pacheco, da secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães, da subsecretária Rosane Barreto; da coordenadora do SCFV dos Idosos, Maria Madalena Moreira; da Coordenadora do SCFV da Juventude, Gabriela Bento; da Coordenadora do Cras I, do Sítio Quissamã, Rose Lemos; da Coordenadora do Cras II, de Barra do Furado, Ivandra Linhares; da diretora do IFF, Aline Estaneck, do diretor de Ensino Glaucio Pereira; professores e técnicos do Instituto.
Os idosos farão os cursos às quartas e quintas-feiras, de acordo com a oficina escolhida. Serão oferecidas aulas de Artes, Plantas Medicinais, Matemática, Informática e Espanhol. Já os jovens participarão do programa de estágio nos diversos setores do IFF, no contraturno em que estudam, além de serem inscritos no curso de redação empresarial e de Espanhol.
Empolgada com a oportunidade de entrar na era digital, com independência, a usuária do SCFV Dalila Coutinho Manhães, de 83 anos, não vê a hora de concluir o curso de informática. “Quero conversar com meus parentes que moram em outro município pelo computador, pesquisar receitas e também usar meu celular sem precisar da ajuda do meu neto”, contou.
De olho no mercado de trabalho, a jovem Samara Dias, de 17 anos, aluna do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Visconde de Quissamã, ficou entusiasmada em começar o estágio no IFF. “Vai abrir portas para novas experiências e gerar novos caminhos em nossas vidas”, destacou a estudante.
A diretora do IFF, Aline Estaneck, deu as boas-vindas ao grupo de jovens e idosos, destacando a parceria e frisando que todos recebem uma troca gratificante, uma vez que tudo que sai dali das oficinas se multiplica em suas casas e na sociedade, de forma positiva.
“Acredito que é um passo fundamental sobre o projeto que desenvolvemos com idosos e jovens para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Então, para nós, é um imenso prazer receber todos vocês. Aproveitem o tempo que estiverem aqui, não só para participar das oficinas que estão programadas, mas sim de tudo que temos aqui nesta casa”, ressaltou.
A prefeita Fátima Pacheco expressou sua satisfação com o momento. “Ampliamos o número de oficinas, de três para oito, o que possibilitou a vinda dos idosos e jovens do SCFV para a instituição. Existe também a questão da inteligência emocional, de como lidar com a família, com as redes sociais, o caixa eletrônico e o convívio social. O que faz a gente ficar vivo é a produtividade e para produzir não tem idade. Vocês estarem aqui é muito importante para todos nós, pois queremos ver o bem de Quissamã e ver essa terra avançando. E os jovens, não percam tempo, aproveirem tudo o que for ofertado de estudo, de qualificação e possibilidade na educação, cultura e esporte. Cada vez mais o mundo é dos qualificados. O mercado de trabalho é daquele que tem mais competência na hora de uma entrevista e teste. Temos investido muito na educação, cultura, esporte, na Ação Social e na parceria com o IFF, para atrair mais para perto nossa juventude. Gostaria, de mais uma vez, agradecer a direção do IFF pela parceria”, concluiu.