Prefeita lança Ressignificando Sonhos novo programa de alfabetização de idosos

Mais do que aprender a ler e escrever, resgatar metas. Essa é a proposta Ressignificando Sonhos, novo projeto de alfabetização de idosos, uma realização da Prefeitura de Quissamã, por meio das secretarias de Assistência Social e Educação. O projeto foi lançado nesta quinta-feira (14) pela prefeita Fátima Pacheco. O encontro aconteceu no PAI – Programa de Assistência ao Idoso com a presença dos idosos, secretários e vereadores. Os idosos inscritos até o momento têm entre 60 e 83 anos.
“O Ressignificando Sonhos é um programa extraordinário, é mais um passo do fortalecimento das políticas públicas em prol do idoso em Quissamã. O mais importante é vocês serem respeitados, incluídos. Vocês poderiam estar em casa assistindo televisão, mas escolheram voltar a estudar, aprender mais. E não é só aprender o ABC, é mais que isso: desafios, histórias de vida. Está se construindo um legado, vocês vão inspirar outras gerações”, destacou Fátima Pacheco.
O aposentado Wanderberg de Souza Oliveira, de 69 anos, mora há dois anos em Quissamã e é um dos alunos do Ressignificando Sonhos.
“Morava em Mesquita e escolhi Quissamã para viver. Com muito prazer, faço parte do Ressignificando Sonhos que já está transformando minha vida. Estou muito feliz com a oportunidade de conhecer novas pessoas e aprimorar conhecimento”, frisou o aposentado.
A secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães, falou da importância do novo projeto e incentivou os idosos.
“Antes com o IFF, desenvolvemos um projeto de alfabetização numa parceria bastante exitosa, mas veio a pandemia e tudo parou. Agora, num novo formato, com a secretaria de Educação e no espaço do PAI, estamos realizando o Ressignificando Sonhos porque traz de volta a possibilidade do letramento. Essa vontade de continuar lutando, vivendo é que queremos que vocês tenham o tempo inteiro”, ressaltou Tânia Magalhães.
Os vereadores Rildo Barcelos e Ailson Barreto relataram suas experiências de vida e motivaram os idosos. Rildo falou que teve que interromper os estudos aos 15 anos e retomou aos 40 para concluir o Ensino Médio. Ailson contou que trabalhou no corte de cana e era humilhado na escola, mas prosseguiu nos estudos e se formou professor, foi diretor do Ciep e hoje, vereador.
A secretária de Educação, Helena Lima, destaca que a rede municipal atende da criança de zero ano ao idoso. “Para Educação, esse projeto é muito importante porque cuida dos seus netos e de vocês também e, em breve, vocês vão fazer juntos as atividades”, disse.
Os encontros são semanais, sempre as quintas-feiras, com a educadora Sandra Fontes, especializada em Educação Infantil, Alfabetização e Educação Especial.
“Trabalho há 30 anos na Educação passei por todos os segmentos de sala de aula. Ao longo do tempo, me especializei e esse projeto de trabalhar com crianças especiais me fez ver a vida de maneira diferente, me fez ver a educação com esse elo social muito forte. Quero trabalhar com a essência do campo socioemocional”, frisou a educadora.
Coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Pessoa Idosa, Maria Madalena Moreira, ressalta que o Projeto Ressignificando Sonhos terá aulas pela manhã e a tarde e é voltado para os idosos assistidos pelo PAI.
Por meio do Ressignificando Sonhos serão realizadas rodas de conversa, leitura compartilhada, cinema, pesquisa gráfica, estudo digital, artes cênicas e pictográficas e leitura oral e escrita do cotidiano. Os alunos vão contar com o material necessário.