Prefeita Fátima Pacheco recebe alunos do CIEP para bate-papo em seu gabinete

A prefeita Fátima Pacheco recebeu em seu gabinete para uma conversa, na tarde desta quarta-feira (1), 40 alunos do 8º ano do Ciep Brizolão 465 Dr. Amílcar Pereira da Silva, acompanhados pela professora de História Mara Cristina Azeredo. Na pauta, assuntos do dia a dia da sala de aula como o iluminismo, a revolução francesa e os poderes no Brasil, que são divididos em legislativo, executivo e judiciário.
Para iniciar o bate-papo, foi feita uma apresentação informal dos presentes. Na sequência, Fátima contou a sua trajetória profissional como Assistente Social, até chegar à política.
“Adorei a proposta da professora Mara de trazê-los para que pudessem conhecer de perto, o poder executivo. Eu conheci Mara quando ela levou outra turma, para conhecer o poder legislativo, quando eu ainda era vereadora. Gostaria de parabenizar a professora pela iniciativa, pois daqui a pouco vocês já entrarão no mercado de trabalho e precisam estar prontos para isso. Fico realizada em saber que hoje em Quissamã, temos estrutura para isso”, declarou Fátima.
Segundo a professora Mara, é uma grande felicidade ter a possibilidade de levar os alunos até o gabinete. “Quem sabe não sairá desse meio, um secretário, um prefeito ? Quero reforçar que o ensino abre portas e é fundamental não abrir mão desse direito. Só depende de vocês escolher o lugar que chegarão no futuro. A escola é um meio de ocupação e dizer não, também é educar”, avaliou Mara, muito emocionada em poder proporcionar aos alunos uma aula de história na prática.
“Pude conversar bastante com todos a respeito de vários assuntos referentes ao nosso município. É importante que desde cedo eles se interessem, conheçam um pouco mais sobre a nossa cidade e também busquem estar por dentro do papel que os agentes políticos exercem na sociedade. Os jovens precisam ser mais curiosos e interessados no desenvolvimento de Quissamã, tanto na parte econômica, quanto social”, disse a prefeita.
Para Fátima, é fundamental essa troca de experiência com os estudantes, independente da idade e série que estejam. “Eles sempre nos surpreendem positivamente com as suas falas e perguntas. Esses momentos, reforçam o que sempre acreditei: somente por meio do diálogo e da educação conseguiremos mudar a nossa realidade. Os alunos e a escola estão de parabéns. Estou muito feliz”, concluiu a prefeita.
No bate-papo, os alunos contaram as suas expectativas para o futuro. “Eu faço curso de designer e programação. Quero seguir neste ramo. O mercado é muito competitivo e por isso já estou me preparando desde já. Vou me especializar em programação de jogos”, afirmou o aluno João Guilherme da Silva do Desterro, de 15 anos.