Prefeita Fátima Pacheco participa de lançamentos do Governo do Estado

A prefeita Fátima Pacheco e o vice Marcelo Batista participaram de dois eventos importantes do Governo do Estado, nesta segunda-feira (28). No Rio, Fátima e Marcelo – acompanhados do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso – acompanharam os lançamentos do Guia Desenvolve RJ e também do Fundo Soberano do Estado.
“Estamos acompanhando esses lançamentos que serão importantes para os municípios do Rio. São políticas de desenvolvimento para as regiões, por isso temos que agradecer o apoio e incentivo do governador Cláudio Castro, que tem um olhar atento às demandas do interior”, disse a prefeita Fátima Pacheco, que estava acompanhada de outros prefeitos da região.
Fundo Soberano
Cláudio Castro e o presidente da Assembleia Legislativa (Alerj), André Ceciliano, lançaram o Fundo Soberano do Estado do Rio de Janeiro e anunciaram o valor orçado de R$ 2,1 bilhões previsto este ano. A quantia equivale a 30% da diferença do aumento da arrecadação de royalties e participações especiais entre 2021 e 2020.
O Fundo tem como objetivo financiar ações estruturantes para o desenvolvimento social e econômico do estado, como uma reserva de recursos provenientes das receitas públicas de petróleo e de outras fontes. A iniciativa permitirá que o Rio de Janeiro tenha uma poupança pública voltada para investimentos em diversas áreas, como ciência e tecnologia, saúde, educação, segurança pública e meio ambiente.
Desenvolve RJ
Cláudio Castro e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Vinicius Farah, entregaram a prefeitos, secretários municipais e gestores dos municípios fluminenses o guia “Desenvolve RJ – a transformação do seu município começa por aqui”. A publicação reúne modelos de decretos, projetos de lei e políticas públicas já aprovadas e de resultado comprovado, além de exemplos de iniciativas que ajudarão os municípios na consolidação de um ambiente favorável de negócios, com desburocratização, previsibilidade e acesso ao crédito, para estimular a atração de empresas e investimentos.