Prefeita Fátima Pacheco participa de lançamento de projeto do Governo do Estado

A prefeita Fátima Pacheco participou, nesta segunda-feira (13), do lançamento do Cuidar + Saúde para Todos, novo projeto do estado que irá destinar R$ 800 milhões em créditos extraordinários a projetos da área da saúde para os municípios. O governador Cláudio Castro e o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, fizeram o anúncio durante o evento, no Palácio Guanabara.
De acordo com o Governo do Estado, todas as cidades são elegíveis a receberem os recursos. Para isso, devem apresentar projetos, que serão analisados pela Secretaria de Estado de Saúde, encarregada de autorizar o repasse.
“O Governo do Estado tem sido um grande parceiro em vários projetos com a Prefeitura de Quissamã. Na Saúde, esse apoio é ainda mais necessário, pois é uma área que necessita de total atenção. Dialogamos sempre para garantir ações positivas para o nosso município”, disse a prefeita Fátima Pacheco, que estava acompanhada da vereadora Simone Flores e de prefeitos de cidades que fazem parte do Consórcio Publico Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf)
De acordo com o secretário Alexandre Chieppe, os municípios deverão utilizar a verba destinada de forma específica: 30% do valor deverá ser investido na reforma das unidades básicas de saúde, e os outros 70%, para custeio de linhas de cuidados que poderão ser elencadas pelos municípios (como cuidado cardiovascular, saúde da mulher, oncologia, entre outros), de acordo o que consideram mais relevante.
“Vamos receber esses projetos, avaliar e autorizar os repasses. Trata-se de um trabalho minucioso. As prefeituras poderão injetar os recursos referentes a custeio nas unidades básicas de saúde até o tratamento de alto padrão”, concluiu o secretário.