Prefeita Fátima Pacheco participa da cerimônia de retomada das aulas presenciais do Programa Jovens em Ação

O Programa Jovens em Ação, desenvolvido pela Prefeitura de Quissamã por meio Secretaria de Assistência Social, retomou as atividades presenciais, nesta quarta-feira (9). As duas primeiras turmas selecionadas para os cursos preparatórios e de capacitação compareceram ao cinema do Centro Cultural Sobradinho, e participaram de um diálogo com a prefeita Fátima Pacheco, a secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães e coordenadores.
O Programa Jovens em Ação tem como objetivo proporcionar vivências e experiências de aprendizado profissional, cultural e educacional aos jovens e adolescentes, e uma bolsa auxílio de R$ 300 por mês.
Atualmente, 460 jovens de 15 a 18 anos estão inscritos. Nesta etapa, 100 adolescentes estão inclusos na Oficina do 1º Emprego, que oferece as opções de assistente administrativo, secretariado, atendimento ao cliente, atendente de farmácia e informática. Outros 50 jovens foram selecionados para o curso de inglês. Os módulos, com duração de 12 meses, serão ministrados pela empresa Prepara Cursos, por meio de processo licitatório,
A importância de oportunizar novas habilidades foi abordada durante o encontro. “Investir em conhecimento é cuidar da formação dos nossos jovens, também oferecendo ferramentas de ensino que serão um diferencial no momento de buscar uma vaga no mercado de trabalho”, ressaltou Fátima Pacheco.
Os jovens receberam as apostilas e instruções. “O objetivo é preparar os adolescentes para a inserção no mercado profissional, com base nas suas aptidões e conhecimento”, avaliou a coordenadora do Serviços de Convivência Jovens, Rosilene Pessanha.
A secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães, relatou que os jovens além de atuarem nas repartições públicas passam por novas experiências profissionais. “A Prefeitura de Quissamã, acredita e investe no futuro dos nossos jovens ao oferecer possibilidades e conhecimento”, disse.