Prefeita Fátima Pacheco apresenta a comerciantes Programa Primeiros Passos

Comerciantes de Imbiú, Olhos D´Água, Boa Vista, Centro, Vista Alegre e Sítio Quissamã, que atuam no setor de padaria, conheceram o Programa “Primeiros Passos”, projeto social da Prefeitura de Quissamã que vai beneficiar com R$ 250, mensais, famílias de baixa renda e injetar mais R$ 75 mil na economia local. O grupo foi recebido, nesta quarta-feira (11), pela prefeita Fátima Pacheco; a secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Arnaldo Matoso.
Inicialmente, o Programa vai atender 300 famílias com criança de zero a 6 anos com a transferência mensal, através de cartão, para a compra de pão, leite e manteiga. O município vai realizar licitação para a escolha da empresa que vai administrar o benefício. A prefeita enfatiza que o programa foi criado com o objetivo de garantir café da manhã de qualidade para essas famílias e que somado a outros programas sociais – Juventude Ativa, Jovem em Ação, Agente Mirim, PPD, PAI, Renda Mínima e auxílio-moradia -, por mês, o município libera R$ 1,5 milhão.
– A pandemia agravou a situação financeira, em especial das famílias de baixa renda e foi pensando em amenizar essa situação que criamos o Programa Primeiros Passos. Por outro lado, atendemos mais um segmento da nossa economia. Somente os programas sociais, por mês, liberamos R$ 1,5 milhão. Mas com pagamento de servidores e o ticket alimentação são R$ 11 milhões, por mês, na economia beneficiando o comércio, segundo setor que mais emprega no município. Nós, enquanto governo vamos continuar fazendo investimentos para toda a cidade e priorizando o setor do comércio – frisou Fátima Pacheco.
O sócio-proprietário da padaria Pão Brasil Adauto da Silva comemorou a chegada do novo programa. Atualmente, o estabelecimento emprega 20 funcionários e ele já vislumbra novas oportunidades de trabalho.
– É muito gratificante poder estar num município onde a prefeita tem essa visão, gosta de ser humano. Com esse programa, a prefeita Fátima beneficia aquele que mais precisa para que tenha um café da manhã digno e, por outro lado, nós, empresários, somos beneficiados na venda do produto. Temos que acreditar, apoiar a política pública, investir em Quissamã e gerar emprego – ressaltou Adauto. “A gente fica feliz em ver que a prefeitura de Quissamã está investindo cada vez mais na população e isso significa retorno para o comércio”, completou Joice Oliveira da Delícias da Joice.
A secretária Tânia Magalhães destaca que a Secretaria Municipal de Assistência Social ficará responsável pela seleção dos beneficiários e neste mês de agosto o cadastro está aberto no Cras do Sítio Quissamã através da coordenação do programa “Criança Feliz”.
– A família deve estar inscrita no CadÚnico, residir em Quissamã há no mínimo três anos e a renda familiar não pode exceder a dois salários mínimos – detalhou a secretária.
O secretário Arnaldo Matoso colocou a Casa do Empreendedor, ligado à secretaria de Desenvolvimento Econômico, para consultoria de gestão e expansão dos negócios, capacitação do Sebrae, regularização de CNPJ e apresentou o Programa de Microcrédito Empreendedor disponibiliza valores (individuais) de até R$ 5 mil, em 18 vezes, com juros de 0,23 (mensal) e 2,72 (anual) e carência de 6 (seis) meses para o pagamento da primeira parcela (neste período de pandemia).