Prefeita Fátima Pacheco abre a Feira Literária de Quissamã, com vasta programação até domingo (6)

O universo da leitura chegou a Quissamã. Nesta quinta-feira (3), a prefeita Fátima Pacheco e vice-prefeito Marcelo Batista participaram da abertura da Feira Literária de Quissamã (Fliq), que está sendo realizada na Praça Central. Com o tema “Leitura que faz sonhar”, o evento promovido pela Prefeitura, através da Secretaria municipal de Educação, acontece até domingo (6) com entrada gratuita e mais de 60 atrações, totalizando cerca de 90 horas de atividades.

A prefeita Fátima Pacheco abriu a programação destacando a importância do investimento que o município faz na Educação. Serão quatro dias de literatura, rodas de conversa para diferentes tipos de público e faixas etárias, participação dos mais de 4 mil alunos da rede municipal de ensino e estudantes convidados de municípios vizinhos, de autores locais e regionais, com livros de diferentes gêneros, temas e estilos, além de shows, como Três Palavrinhas, Bia Bedran, Mundo Bita, Nando Reis, Diogo Nogueira e Melim (confira a programação completa abaixo).

“Em Quissamã, temos crianças na linha de frente de livros, cultura e aprendizado. E essa edição da Feira Literária vai ficar na memória do quissamaense. Leitura é um investimento que fica para toda vida e melhora a escrita, o conhecimento, e a sociedade. O que o livro ensina, a gente guarda na memória. De todos os investimentos que estamos fazendo, o na Educação é o que mais vamos deixar legado. Além dos livros, temos shows, apresentações, rodas de conversa, que abordam intolerância, racismo e demais temas importantes para formação de cidadãos. Então, que todos aproveitem nossa Fliq”, disse a prefeita.

A abertura teve participação especial da Banda de Lata Maria Josefa Pessanha. À tarde, foi vez do grupo Três Palavrinhas, maior canal cristão infantil do YouTube. Às 21h, se apresenta no Palco Oficial o cantor Nando Reis, um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira. A programação ainda vai contar com sessão de autógrafos de autores de Quissamã, teatro, dança, música, artes visuais, atividades circenses, palestras, oficinas de turbantes, tranças, dobraduras e tendas culturais. O vice-prefeito Marcelo Batista destacou que a Fliq incentiva a formação do aluno leitor.

“A literatura nos traz conhecimento e cultura. E esse trabalho feito entre as secretarias só faz Quissamã evoluir, oferecendo conhecimento e liberdade para nossas crianças. Momento muito especial, em que os jovens terão oportunidade de viajar na leitura e que possam estimular cada vez mais o interesse. Nossa gestão faz um papel importantíssimo para sociedade em educar as crianças para trazer um mundo bem melhor e mais humano”, comentou o vice-prefeito.

Segundo a secretária de Educação, Helena Lima, a área central de Quissamã se torna um dos principais pontos de valorização da leitura do Estado através da Fliq. Foi montada uma grande estrutura, com integração da Praça Central, pátio da Igreja Matriz e Centro Cultural Sobradinho.

“Um evento desse nível só é possível porque todos os órgãos da Educação e demais secretarias se uniram. É uma oportunidade de reforçar essa prática tão importante e necessária, que é democratizar a leitura e trazê-la para a Praça. Que todos possam sonhar alto nesses quatro dias com tudo que planejamos para a Fliq”, disse Helena.
  A prefeita Fátima Pacheco e o vice-prefeito Marcelo Batista abriram a Fliq ao lado da secretária de Educação, Helena Lima; do subsecretário Robisson Serra; da coordenadora de Gestão Pedagógica (Cogep), Joelma Passos; Vice-presidente da Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), Roberto Leal; Prefeito de Italva, Léo Pelanca; Secretária de Educação de Italva, Alda Valéria; Secretário de Educação e Cultura de São Francisco do Itabapoana, Robson Santana; além dos vereadores Aílson Barreto, Cássio Reis, Rildo Barcelos, Janderson Barreto, Fábio Castro, Mazinho Batista. Presença também da Diretora do IFF de Quissamã, Aline Estaneck, secretários municipais, diretores das creches e escolas da rede, além de coordenadores de Programas da Educação.