Prefeita entrega mais 20 cartões do Programa Primeiros Passos

Mais 20 mães quissamaenses, com filhos de zero a 6 anos, 11 meses e 29 dias, foram inseridas no Programa Primeiros Passos. Nesta quarta-feira (18), a prefeita Fátima Pacheco recebeu em seu gabinete as novas beneficiárias para entrega dos cartões já com o crédito de R$ 250. Implementado em novembro do ano passado, o programa já beneficia 320 famílias. O investimento é de R$ 80 mil por mês.
O programa Primeiros Passos é uma transferência de renda que visa à proteção da Primeira Infância, garantindo o desenvolvimento nutricional e cidadania. O crédito mensal é exclusivo para a compra de insumos do café da manhã em estabelecimentos localizados no município.
“No Brasil, 41% dos lares são sustentadas por mulheres e os programas sociais são fundamental para garantir a alimentação e também cidadania e inclusão às crianças. Em nosso município, temos vários programas sociais que contemplam diversas famílias até que estejam inseridas no mercado de trabalho”, ressaltou a prefeita Fátima Pacheco.
Dentre as 20 novas beneficiadas estão Quélen Matos da Silva, Iolanda do Espírito Santo Gonçalves e Alice Santos de Azevedo.
“Eu vegetava em outra cidade e hoje posso dizer que vivo em Quissamã. Uma cidade que me acolheu, que não deixou a mim e nem minha família desamparadas. Meus filhos estão matriculados na rede municipal, estou cadastrada no Cras onde recebo todo apoio. Meu filho de 15 anos está no Jovens em Ação e agora meu pequeno de 4 anos no Primeiros Passos. Agradeço a prefeitura e a prefeita Fátima Pacheco por olharem por nós”, disse Iolanda. “Tenho dois filhos, uma de sete anos e outra de 10 meses, nós mães sabemos os gastos com leite e fralda. Estou muito feliz em receber esse cartão, vai ser uma grande ajuda no orçamento”, destacou Alice.
Fátima Pacheco destaca que, no município de Quissamã, a Assistência Social tem feito transferências de renda a segmentos importantes. De sete a 14 anos, a Prefeitura possui o programa Agente Mirim atendendo mais de 700 crianças e adolescentes; mais de 300 jovens de 15 a 18 anos, no Jovens em Ação; e 100 de 18 a 23 anos, por meio do Juventude Ativa. Além do Renda Mínima e o PAI (Programa de Atenção ao Idoso).