Prefeita e vice assinam com CIEE convênio para implantação do Juventude Ativa

Os 100 jovens pré-selecionados do Juventude Ativa estão a um passo de uma grande oportunidade na vida profissional. Na tarde desta quinta-feira (02/09), a prefeita, Fátima Pacheco; o vice-prefeito, Marcelo Batista, e o supervisor regional do CIEE, Humberto Lima assinaram convênio para implantação do programa. Através do Juventude Ativa, Quissamã desenvolve um modelo de cursos de qualificação profissional para jovens de 18 a 24 anos, tornando-se a primeira cidade da região Norte Fluminense e segunda do estado do Rio de Janeiro a oferecer ainda a oportunidade do primeiro emprego com carteira assinada.
– Estamos tratando de jovens que através do programa mudarão o rumo de suas vidas. Esse programa é muito importante pra gente e hoje damos mais um passo para o Juventude Ativa. Gerar cidadania, inclusão, renda e desenvolvimento desses jovens. Contamos com o CIEE para fazer do programa uma parceria de sucesso no âmbito da juventude – frisou a prefeita Fátima Pacheco.
Na primeira fase do Juventude Ativa foram mais de 800 inscritos. Todo os cadastros passaram por análise documental. Os 100, inicialmente, pré-selecionados receberam visitas domiciliares e também passaram por entrevista com os assistentes sociais do programa.
– Todos os jovens têm a barreira do primeiro emprego, e ter conhecimento e experiência abre portas. Nossos jovens devem aproveitar essa oportunidade – completou o vice-prefeito Marcelo Batista.
O supervisor do CIEE falou da experiência da empresa na formação de jovens e informou que já há um calendário prévio para o Juventude Ativa.
– O Centro Integração Empresa Escola é uma instituição que atua há 57 anos no país inteiro e estamos muito felizes com essa parceria com Quissamã. Esperamos que venha empolgar outros municípios a aderirem esse modelo. Na segunda quinzena de setembro, os jovens começam a passar por exame admissional e em outubro estaremos prontos para as contratações – explicou Humberto Lima.
Estiveram presentes na assinatura a secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães; o secretário de Gabinete, Luciano Lourenço; a coordenadora do Juventude Ativa, Anne Cardoso; assistentes sociais do programa; a secretária de Cultura, Kitiely Freitas e a secretária de Educação, Helena Lima.