Prefeita é homenageada por alunos de sua primeira escola

A manhã desta quinta-feira (27) foi marcada pela emoção para a prefeita Fátima Pacheco, que recebeu, no auditório da sede do Executivo e em seu gabinete, alunos da Escola Municipal Professora Maria Ângela Moreira Pinto, sua primeira escola, em Caxeta, distrito de Campos dos Goytacazes. Participaram também do encontro a diretora Sandra Monteiro, professores e equipe de apoio da escola, que foram recebidos pelo secretário de Educação de Quissamã, Róbisson Serra, pelo subsecretário Ailson Belarmindo e profissionais da Educação Inclusiva.
“Estou emocionada e muito feliz em receber todos vocês aqui em Quissamã, já que estudei nos meus primeiros anos de vida e me alfabetizei na escola em que vocês estudam. Naquela mesma escola, no mesmo lugar onde eu morava. Andava 10 km por dia para ir e voltar. Às vezes, ia de cavalo, e outras vezes meu pai nos levava de trator. Quando chovia e a gente ia a pé, chegava na estrada e tinha de lavar os pés na cacimba antes de calçar o sapato para entrar no ônibus”, contou Fátima às crianças.
A prefeita falou de sua infância humilde e de seus sonhos, incentivou todos a não desistirem de seus sonhos, independente de morar no interior, de suas famílias não terem dinheiro, de não terem roupas caras. Porque, segundo ela, cada um é do tamanho do sonho que tem. Incentivou o grupo a continuar estudando, a ouvir os conselhos de pais e professoras e não se deixar limitar pelo que os outros falam. Fez também um pequeno resumo de sua história profissional e política.
“A vida da gente não é feita somente de bons momentos e vitórias. Mas, às vezes, os maus momentos servem para nos ensinar e fortalecer. Por isso, acredito nos bons sonhos, em fazer o que é correto, em estudar como faço até hoje, em ler e me informar. É preciso ter muita humildade, porque não sabemos de todas as coisas. Estamos aprendendo o tempo todo”, completou Fátima.
“Viemos fazer uma homenagem a uma ex-aluna que obteve sucesso e conquistas, apesar de ter tido uma vida simples e ter saído do interior. Ela serve de modelo para nossos alunos do 1º ao 5º ano, para que eles entendam que nada é impossível. Basta querer e se empenhar para conquistar o que quiser”, esclareceu Sandra Monteiro.
A programação da visita incluiu ainda uma entrevista dos alunos com Fátima; informação sobre a Educação Inclusiva e desenvolvimento de atividades sensoriais; contação de história; visita ao Museu Casa Quissamã; almoço em Machadinha, com posterior apresentação da Banda de Lata da Escola Municipal Felizarda Maria Conceição de Azevedo e do grupo de Jongo, além de visita ao Memorial.