Prefeita de Quissamã participa de Seminário Regional de Agricultura

A prefeita Fátima Pacheco participou, na manhã de quinta-feira (22), do Seminário Regional de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento que discutiu parcerias entre o Governo do Estado e municípios do Norte Fluminense, para integração do desenvolvimento rural sustentável. O evento aconteceu no auditório da Prefeitura de Campos dos Goytacazes e contou com a participação do secretário estadual de Agricultura, Jair Bittencourt.
“Essa é uma reunião de trabalho, onde pretendemos apresentar possíveis parcerias a serem desenvolvidas junto aos municípios. As ações do Estado, dentro dos municípios, depende de um trabalho sério. Se divulgava que nossa agricultura era fraca, mas isso não é verdade. Temos potencial para alavancar o setor. O que vamos fazer é dar a mão aos municípios, no trabalho de desenvolvimento do setor agrícola”, afirmou o secretário Jair Bittencourt.
Segundo Fátima, foi extremamente importante a reunião e a presença de Jair Bittencourt – que já foi prefeito na região noroeste do Estado e, por isso mesmo, conhece a realidade e os desafios que os prefeitos têm pela frente. “Ele pactuou conosco parcerias na assessoria técnica do Estado com os municípios e participamos de palestras variadas com equipe técnica muito qualificada. E com isso, a nossa intenção é ampliar as ações assim que a arrecadação melhorar e a expectativa é boa nesse sentido e, se torna ainda mais otimista com essa aproximação com a secretaria de Estado, que nos permite acreditar que mesmo com toda a crise teremos um bom parceiro na área da agricultura, da pesca e da pecuária”, esclareceu a prefeita.
E afirmou que, em Quissamã, já vem investido na agricultura, fazendo a reformatação do horto municipal e tornando-o uma fazendinha escola, investindo no pequeno produtor, resgatando a frota que encontrou sucateada e que foi possível recuperar algumas máquinas que já estão a serviço dos produtores rurais. E ainda, que o município tem perfil agrícola e com essas parcerias o Estado abre acesso mais direto com a Pesagro – Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro, com a Emater – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro e com a Ceasa – Centrais de Abastecimento do Estado.
Acompanhando a prefeita foram o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, João de Nilo e o vereador José Borba. Do evento participaram, ainda, prefeitos e vices de outros municípios, como Cardoso Moreira e São Francisco de Itabapoana, além de secretários de São João da Barra e São Fidélis, entre outros; representantes dos Legislativos; Defesa Civil regional; e entidades ligadas ao setor rural.