Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Prefeita de Quissamã participa da V Web Oficina Caminhos da Curadoria em Saúde

Prefeita de Quissamã participa da V Web Oficina Caminhos da Curadoria em Saúde

Na tarde desta quarta-feira (16), foi realizada a V Web Oficina Caminhos da Curadoria em Saúde – IdeiaSUS, com o tema “Como o SUS responde à Agenda 2030 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. O evento contou com a participação da prefeita Fátima Pacheco, convidada pela Fiocruz, em função da qualidade do trabalho “Diálogos entre serviços: estratégias de integração e qualificação do cuidado em saúde” premiado com o 1º lugar na Mostra Brasil Aqui tem SUS.
O evento foi promovido pelo Programa IdeiaSUS/Fiocruz, por meio do Projeto IdeiaSUS: Curadoria em Saúde, o desafio de apoiar, qualificar e multiplicar práticas e soluções. Na ocasião também foram debatidas as possibilidades de colocar em prática o desenvolvimento sustentável, tema pertinente, pois se trata de um acordo internacional do Brasil com a OMS – Organização Mundial de Saúde e uma proposta dessa, só consegue acontecer se tiver um esforço local para atingir o objetivo.
Essa questão não é uma responsabilidade apenas da Agenda 2030 e nem das instituições públicas, mas da sociedade de uma maneira geral, que deve ter o compromisso de melhorar a qualidade de vida no planeta contribuindo de diversas formas, tais como: reciclagem do lixo, cuidado com o Meio Ambiente, desenvolvendo ações solidárias para reduzir a pobreza, dentre outras.
O debate contou com os comentários das equipes das práticas de saúde de Quissamã (RJ), Mafra (SC), Santa Luzia (PB) e São Salvador de Tocantins (TO), acompanhadas pelo projeto da curadoria do IdeiaSUS, das curadoras de saúde dessas práticas e de pesquisadores e alunos da UFPB que colaboram com o trabalho. O secretário de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, parabenizou Quissamã pelo projeto.
Fátima Pacheco falou sobre a importância do encontro. “Para Quissamã, contar com a parceria da Fiocruz, essa instituição centenária, qualifica ainda mais a nossa gestão. O cenário da saúde do município, já pôde apresentar outras experiências para a instituição como o livro e o vídeo, em meio a pandemia, o que nos deixou muito feliz. Vale ressaltar que continuaremos investindo na cidade como um todo, ou seja, no saneamento básico, educação, moradia, itens que interferem diretamente na saúde. E manter a parceria com a Fiocruz vai ser muito importante para o município. Enquanto prefeita, vou continuar com esse olhar humanizado, trabalhando com instituições sérias, visando o bem maior que são os munícipes”, afirmou a prefeita.
Participaram do evento, a subsecretária de Saúde, Sabrine Pereira; a secretária de Fazenda, Simone Moreira; a coordenadora geral de Contabilidade e Orçamento, Marina Chagas; a coordenadora de Planejamento e Gestão em Saúde de Quissamã, Delba Barros; o secretário de Gabinete, Luciano Lourenço; o subsecretário de Governo, Paulo David; Raquel Oliveira, da Ouvidoria; Camille Ramos da Silva, coordenadora do Programa Hiperdia; Andréa Oliveira, coordenadora do Programa de Doenças Crônicas Não Transmissíveis e Doenças Raras; o coordenador Danilo Melchiades, do Programa de Saúde Mental; Sara Santos, coordenadora do Programa de ações programáticas; Sheila Batista, gerente do programa Tabagismo e Farmácia Viva; Milena Viana, coordenadora da ESF; e a Natália Borba, nutricionista.
“Gostaria de agradecer a gestão do Governo Fátima Pacheco, por meio da secretária de Fazenda, Simone Moreira, que articulou a Agenda 2030 com o Plano Plurianual – PPA”, afirmou Delba, que fez a apresentação da experiência de Quissamã. A agenda foi assumida por todas as secretarias do governo, considerando o conceito amplo de saúde, produto de vários determinantes e condicionantes, como alimentação, moradia, saneamento básico, meio ambiente, trabalho, renda, educação, transporte, lazer, acesso a bens e serviços essenciais”, finalizou Delba.

V Web Oficina Caminhos da Curadoria em Saúde
Mediação: Cláudia Beatriz Le Cocq do Programa IdeiaSUS

Abertura:
Jurandi Frutuoso
Diretor executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass)
Marta Magalhães
Assessora Técnica do Conasems
Fiocruz

Abertura comentada:

Soraya Galdino
Secretária Municipal de Saúde de Itabaiana
Presidente do COSEMS PB

Fernando Pigatto
Presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS)

Rodrigo Oliveira
Secretário Municipal de Saúde de Niterói
Presidente do COSEMS RJ

Expositores:

Paulo Gadelha
Coordenador da Estratégia Fiocruz para a agenda 2030 (EFA 2030)
Presidente da Fiocruz 2009-2016

Rômulo Paes
Pesquisador da Fiocruz Minas Gerais
Vice-Presidente da ABRASCO

Debate e comentários:
Práticas de saúde dos municípios de Quissamã/RJ, Mafra/SC, Santa Luzia/PB e São Salvador de Tocantins/TO

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.