Prefeita anuncia programa de bolsa de estudos para o Ensino Médio

A Prefeitura de Quissamã vai implementar um novo programa de Bolsas de Estudos, agora para o Ensino Médio. O anúncio foi feito pela prefeita Fátima Pacheco, na noite de terça-feira (21), durante a formatura dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Ciep 465 e da Escola Municipal Délfica de Carvalho Wagner. O projeto será encaminhado à Câmara Municipal para votação.
– Recentemente, Quissamã alcançou uma das maiores notas do Ideb e vamos continuar avançando. Esse é mais um investimento importante na Educação na nossa cidade. Estamos reformando e construindo novas escolas e creches, entregamos notebooks aos professores, estamos climatizando as salas de aulas e vamos levar tecnologia para as escolas. A Educação de Quissamã será referência, estamos investindo no futuro das nossas crianças e jovens, frisou a prefeita Fátima Pacheco.
Pelo projeto serão oferecidas 100 bolsas em escolas particulares estabelecidas no Município que ofereçam Ensino Médio. São 30 para o Curso de Formação de Professores e 70 para o Ensino Médio geral: 50 para o 1º Ano, 10 para o 2º Ano e outros 10 para o 3º ano. Assim que o projeto for votado, aprovado e sancionado, será publicado o Edital do processo seletivo. Os candidatos farão prova. O convênio será diretamente com a instituição e cobrirá o valor da mensalidade.
A secretária de Educação, Helena Lima, ressalta que o município de Quissamã cumpre com a responsabilidade de oferta obrigatória da Educação Infantil (quatro a cinco anos) ao Ensino Fundamental (seis aos 14 anos).
– Hoje, atendemos 100% da rede, não existe demanda reprimida e para além disso, a rede municipal também atende em 100% os alunos do Maternal II (até três anos). Ao longo de três anos, aumentamos em mais de 50% o número de vagas na Creche e estamos trabalhando na construção de mais três creches: uma em Barra do Furado, em Machadinha e em Piteiras, detalhou Helena Lima.
Neste ano, a Prefeitura implantou o novo programa de Bolsas de Ensino Superior com 115 vagas, para cursos gerais e área de saúde, com um investimento de R$ 1 milhão somente em 2021. O Município ainda oferece o transporte para os universitários.