Praias com esquema especial de segurança para o réveillon

A Prefeitura de Quissamã preparou um plano especial de segurança para o réveillon e o período de verão, com prioridade para as praias de João Francisco, Barra do Furado e Visgueiro, que receberão shows na virada do ano. Na noite do próximo dia 31, por exemplo, o esquema nos três balneários envolverá 30 policiais militares e 40 guardas municipais, com apoio de 60 seguranças.
A Coordenadoria Especial de Segurança Pública iniciou um trabalho de conscientização sobre segurança no trânsito no último fim de semana, com blitz educativas voltadas a condutores de veículos e banhistas. Em João Francisco, com suporte da Polícia Militar, Guarda Municipal e Fiscalização do Transporte, a orientação foi sobre condução consciente e os perigos de misturar álcool e direção. Em Barra do Furado, as dicas foram sobre a importância do respeito às demarcações feitas com boias.
As praias do município também já contam com guarda-vidas, recentemente selecionados e treinados para a função. São 17 profissionais em Barra do Furado, quatro no Visgueiro e 22 em João Francisco, sendo dois deles destacados para a piscina infantil. Já o Parque Aquático, na cidade, tem dois guarda-vidas. O horário de atuação será sempre das 8h às 18h, exceto no réveillon e carnaval, quando atuarão também durante a noite, enquanto houver pessoas nas praias.
A novidade cedida pela empresa SAVINGCT durante o verão, sem ônus para a Prefeitura, é um quadriciclo de resgate, que servirá de suporte às equipes de guarda-vidas que atuam em João Francisco e Visgueiro. Segundo o colaborador da empresa, o sargento bombeiro Avelino, este é o primeiro do tipo no país. “Este veículo conta com balão de oxigênio com suporte respiratório; desfibrilador automático; prancha de salvamento; imobilizador de membros para fraturas; bolsas de APH respiratória e circulatória. E nos postos, os profissionais têm todo o suporte, como pés de pato, máscaras para respiração boca a boca, apitos, binóculos, protetor solar e labial, além de alimentação balanceada, definida por nutricionista”, esclareceu.