Praça do Matias é entregue completamente remodelada

A Prefeitura de Quissamã entregou, na manhã desta sexta-feira (12), a revitalização da Praça Enéas do Nascimento Ribeiro, no bairro Matias. Foi mais uma importante conquista na data em que o município comemora seu 31° aniversário de emancipação político-administrativa. Esse ano, em virtude da pandemia do coronavírus, toda a programação está sendo transmitida pela internet. No início da manhã, aconteceu solenidade de Hasteamento de Bandeira, nos jardins da sede do Executivo.
A praça, que atenderá também moradores do Sítio Quissamã, foi completamente remodelada. São duas quadras poliesportivas, uma com grama sintética, e outra, com areia; pista de caminhada, moderna iluminação, novos bancos e lixeiras, além de reforma dos banheiros, que ganharam adaptação para acessibilidade, e uma grande área para integração e eventos.
“Esse é um momento especial. Me lembro da imagem dessa praça quando assumimos o governo, em 2017. Estava abandonada, assim como outros espaços. Isso sem falar nas dificuldades encontradas nos mais diferentes setores, com atividades paralisadas, programas suspensos e dívidas. Com união, trabalho e articulação, conseguimos superar os obstáculos, tendo a parceria do Legislativo, dos servidores e da população. Agora, não será diferente. A pandemia do coronavírus trouxe um quadro adverso, preocupante, com queda na receita e necessidade de reforço em ações, por exemplo, na Saúde e na Assistência Social. Tenho certeza que, juntos, superaremos mais esse desafio”, frisou a prefeita Fátima Pacheco.
Fátima lembrou ainda outras inaugurações que marcaram a programação de aniversário, como a revitalização do Terminal Rodoviário José Benedito da Silva, no bairro de Caxias; e a Ponte do Machado, uma antiga reivindicação da comunidade, que, finalmente, foi atendida pela atual gestão. “A praça do Matias será um local de lazer, de esporte, de convivência, de inclusão. Por solicitação da Câmara Municipal, há ainda um espaço destinado ao Memorial da Bíblia. Essa é mais um avanço para o município. Muito obrigado a todos que colaboram para o desenvolvimento de Quissamã”, completou.
O vice-prefeito Marcelo Batista falou do atual momento. “Enfrentamos muitas dificuldades no início do governo e quando atingimos o equilíbrio novos problemas surgiram, desta vez envolvendo um inimigo invisível e que coloca em risco a saúde e a vida das pessoas. Observamos muitas cidades com problemas para manter serviços essências e honrar os salários do servidores. Aqui, estamos em dia com nossas obrigações e ainda ampliamos a atuação em diversas frentes. Qual o município que está conseguindo entregar obras? Quero parabenizar a prefeita pelo trabalho, sempre feito em equipe. Essa nova praça do Matias é mais um exemplo que estamos no caminho certo. Que Deus abençoe nossa cidade”, pontuou Marcelo.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso, citou a importância da comunidade zelar pelo novo espaço. “Isso não foi apenas uma revitalização. O que ocorreu foi uma reconstrução, que trouxe beleza e dignidade aos moradores, que devem cuidar do que é seu, reprimindo o vandalismo e qualquer outra prática ilícita. A prefeita mais uma vez demonstra sua capacidade administrativa, sua determinação em fazer o melhor para o município. Parabéns a todos os quissamaenses, que são todos os que nasceram aqui e os que decidiram abraçar Quissamã com amor e carinho”, comentou.
O subsecretário de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, Danilo Chagas, reforçou o papel do novo espaço. “Será um espaço de integração, que vai estimular o convívio, aproximando pessoas. Recentemente, por conta do Dia Mundial do Meio Ambiente, plantamos mais de 70 mudas de árvores na praça, de 10 diferentes espécies, que deixará o local ainda mais agradável, disse. Luceir de Conceição Oliveira, trabalhador quissamaense que participou da obra, também acompanhou a inauguração.
A coordenadora de Esporte e Juventude, Isis Chagas, comemorou a nova opção para as atividades de lazer. “A praça é um ambiente aconchegante e seguro para a prática esportiva. Estou feliz por participar de mais essa conquista, fruto que um governo que cuida das obras e, principalmente, das pessoas. Parabéns a todos os envolvidos nessa data tão marcante para o município”, completou.
Vice-presidente da Câmara Municipal, Calico Leite elogiou a nova praça. “É um espaço maravilhoso, com uma estrutura completa, que trará muitos benefícios para as famílias do Matias e bairros vizinhos. O trabalho desenvolvido em parceria sempre apresenta bons frutos. Quissamã é uma terra abençoada, com um povo trabalhador e acolhedor. Vamos seguir buscando o melhor para a cidade”, finalizou.
O ex-vereador Junio Selem Pinto, autor do projeto de lei que deu o nome de Enéas do Nascimento Ribeiro à praça do Matias, em 2004, também esteve presente. “Seu Enéas era um homem simples, trabalhador e prestativo. Na área onde está a praça tinha uma poça d’água que a garotada tomava banho; era chamada de ‘poça do seu Enéas’. Sempre gostei de homenagear moradores com presença marcante em seus bairros. Isso aconteceu aqui também. Estou contente em observar esse espaço maravilhoso”, frisou.
Neta de Enéas, Cátina Cilene Souza Ribeiro agradeceu à Prefeitura pela nova praça. “Toda a família está muito feliz por ter o nome do meu avô eternizado em um espaço tão lindo. Quero parabenizar Quissamã pelos 31 anos de emancipação e desejar que o município siga avançando”, disse.
Morador do Sítio Quissamã, o pastor Leandro Alves comemorou a entrega da praça. “É um presente maravilhoso no dia do aniversário de Quissamã. Um presente que, logo após a pandemia, será ponto de encontro das famílias, local que deverá ser um dos mais movimentados da cidade. A atual gestão vem demonstrando comprometimento com a melhoria da qualidade de vida da população, isso faz a diferença”, completou.