• Sem categoria

Praça de Barra do Furado ganha busto do ex-vereador Francisco Manhães Boa Morte

A Prefeitura de Quissamã participou da cerimônia de instalação, neste domingo (14), do busto de centenário de nascimento do ex-vereador e lavrador Francisco Manhães Boa Morte na Praça de Barra do Furado. Inicialmente, a estátua havia sido anexada em sua antiga residência, construída em razão ao centenário de seu nascimento. Porém, foi transferida para o espaço público.

A cerimônia foi organizada pelos familiares e contou com o apoio da Prefeitura de Quissamã. O vice-prefeito Marcelo Batista participou do evento, ao lado da secretária de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer, Kitiely Freitas; do secretário de Comunicação, Leonardo Barros; do secretário de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, Juninho Selem; além do neto Célio Manhães Wagner; e bisneto Luís Carlos Manhães.
“Neste Dia dos Pais, estamos comemorando e colocando um busto de um pai que podemos dizer que fundou Barra do Furado. Com simplicidade, homem do campo, representou o legislativo de Campos e a toda população. A bonita história e o legado de seu Francisco e toda família vão continuar perpetuando. Que nós possamos, através dessa memória, mantermos uma história rica e um legado que vai continuar para várias gerações”, comentou o vice-prefeito, Marcelo Batista.

Manhães, como era chamado, nasceu em 15 de agosto de 1865, foi lavrador e vereador de Campos entre os anos de 1934 e 1937. Em 15 de agosto de 1965, em razão do centenário do seu nascimento, os familiares comemoraram a data instalando sua estátua em frente a sua antiga residência em Barra do Furado, Distrito de Campos à época. As áreas da capela Nossa Senhora da Boa Morte e Praça de Barra do Furado foram doadas por Manhães.

No busto, foi colocado um QR Code para acesso de toda história de Francisco. A secretária Kitielly entregou um buquê de flores a bisneta de Manhães, Leonice Pereira, em nome da família.
“Agradecer a prefeita Fátima Pacheco, que de tantos prefeitos que passaram, foi com ela que conseguimos trazer o busto para a praça. Meu avô era o conselheiro, ajudante do povo, e maior fazendeiro da região. Atendia as pessoas com emprego, desenvolvimento e fez muita amizade. Várias pessoas fizeram parte da história dele. Muita honra em falar representando nossa família”, disse um dos netos de Manhães, Célio Manhães Wagner.