Posse em cinco Conselhos Municipais marcada para segunda-feira

Os Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente, da Juventude, dos Direitos da Pessoa Idosa, de Assistência Social e de Segurança Alimentar empossam novos membros na segunda-feira (22), no auditório da Prefeitura de Quissamã, a partir de 14h. Os Conselhos são compostos, por paridade, por representantes indicados pelo Governo e eleitos da sociedade civil organizada. As responsabilidades são definidas por lei e nos regimentos internos são detalhadas as funções assumidas por quem representa suas categorias. As reuniões são públicas e abertas à população que pode, inclusive, se manifestar.
“Precisamos fortalecer, cada vez mais, a existência e manutenção dos Conselhos para que, dentro de cada um deles, seja feito o monitoramento e controle social das políticas públicas”, destacou a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Vânia Lista.

COMPOSIÇÃO

O Conselho Municipal da Criança e Adolescente tem, como conselheiros, representantes das secretarias de Educação; Saúde; Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo; Assistência Social. Pela sociedade civil, Associação de Moradores e Amigos da Praia de João Francisco; de Piteiras e Carmo; Alto Alegre e Vista alegre; além da Associação Evangélica.
Já no da Juventude, os representantes são da secretaria de Educação; Saúde; Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo; Assistência Social; e coordenadoria especial de Esporte e Juventude. Há ainda membros da Paróquia Nossa Senhora do Desterro; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos e Jovem do Ensino Regular.
No da Pessoa Idosa, os conselheiros são representantes da secretaria de Educação; Saúde; Assistência Social; coordenadoria especial de Cultura e Lazer, além da Associação de Moradores e Amigos da Praia de João Francisco; de Piteiras e Carmo; de Alto grande; e dos usuários do SUAS.
O de Assistência Social tem representantes das secretarias de Educação; Saúde; Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo; Assistência Social; Esporte e Juventude. Pela sociedade civil, Associação de Moradores e Amigos da Praia de João Francisco; Moradores de Barra do Furado; dos usuários do SUAS e dos trabalhadores dos SUAS.
O Conselho de Segurança Alimentar tem representantes da secretaria de Educação; Saúde; Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo; Assistência Social; Meio Ambiente, Agricultura e Pesca; Associação de Moradores e Amigos da Praia de João Francisco; de Barra do Furado; de Piteiras e Carmo; Alto Grande; e da Associação Evangélica.