Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Pontos históricos recebem turistas

Pontos históricos recebem turistas

O interesse pelo turismo histórico e cultural vem crescendo por parte de turistas, professores e alunos de vários níveis, e isso vem trazendo muita gente a Quissamã, que conta com casarões antigos restaurados, documentos, fotos, senzalas e ruínas de casa grande. Exemplos disso são o Museu Casa Quissamã, Memorial de Machadinha e Espaço Cultural Sobradinho.
Com retorno das atividades desde o dia 4 de janeiro, os espaços públicos contam com atrações que atraem interesses variados, assim como o público, que é diverso. Com entrada gratuita, são locais que valem a visita, mesmo dos moradores, já que muitos desconhecem a história local. E tem sido palco de visitas educativas, como o grupo de estudantes de arquitetura que visitou o museu na semana passada. E de visitantes de outras cidades, estados e também estrangeiros.
O mais visitado é o Museu Casa Quissamã, que já passou dos 50 mil visitantes e é considerado o maior conjunto arquitetônico da cidade e que, em seu interior, guarda um rico acervo de objetos e documentos que contam a história do município e da região. A alameda de palmeiras e o majestoso Baobá, um dos raros exemplares no Brasil da árvore africana, fazem o visitante se transportar para o século XIX. Aberto de quarta a sexta-feira, das 10h às 16h e, sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h.Visitas de grupo podem ser agendadas pelo telefone (22) 2768-1332.
O Complexo Histórico Cultural Fazenda Machadinha, formado pelas ruínas da Fazenda Machadinha (construída em meados do século XIX), uma capela e quatro alas de senzalas, que foram restauradas e hoje são habitadas por descendentes dos negros feitos escravos, que mantiveram suas tradições culturais. Também é possível, em datas especiais, assistir apresentações de danças, como o Jongo e o Fado. Completa o complexo o Memorial Machadinha, que conta a história dos habitantes do local e também retrata a história do povo africano – sobretudo da região de Kissama, em Angola. Aberto de quarta a sexta-feira, das 10h às 16h e, sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h.
Já o Centro Cultural Sobradinho funciona em um antigo casarão na área central da cidade, construído em 1870, que foi sede do cartório e dos correios da cidade e, após restauração foi transformado em centro cultural, com salão para exposições, biblioteca infantil, sala de leitura, espaço para aulas de arte, dança e música, cantina e palco para apresentações musicais. Também compõe o conjunto arquitetônico do Sobradinho uma réplica da Estação da Freguesia, referência do transporte ferroviário em Quissamã desde o final do Século XIX; e o Cine Quissamã, com espaço para 130 espectadores. Aberto de segunda a sexta-feira, de 8h às 11:30h e das 13:30h às 17h. Telefone: (22) 2768-1306.
No período do carnaval, enquanto todos se divertem e aproveitam a praia e os blocos, as atrações estarão fechadas, com o retorno das atividades na quinta-feira, 2 de março.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.