Plantio de mudas nativas na ZEN visa aumentar a cobertura de Mata Atlântica, em Quissamã

A sensibilização para as questões ambientais tem sido uma das preocupações da Prefeitura de Quissamã, que busca aliar o desenvolvimento com a conservação ambiental. Pelo segundo final de semana consecutivo, a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca- Semag, promoveu, desta vez com a participação da Associação dos Ciclistas de Quissamã – ACQ, o plantio de 400 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, na reserva legal da ZEN – Zona Especial de Negócios.
O grupo se reuniu no Ponto dos Ciclistas, na rotatória do Centro, e teve destino a ZEN. Na reserva foram recepcionados pela equipe da Semag, e pelo vice-prefeito e secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Marcelo Batista.
– Por meio de ações desse tipo é possível ressaltar a importância do meio ambiente e trabalhar a sensibilização ambiental no Município, comentou Marcelo Batista.
O presidente da Associação dos Ciclistas de Quissamã, Leandro Machado, afirma que “a parceria é importante para o sucesso da ação, e que outras já estão sendo planejadas para o próximo ano” .
De acordo com a engenheira florestal Manon Perdomo “a conservação de áreas florestadas e a ação de restauração florestal colaboram para a valorização da biodiversidade”. Ela diz, ainda, que “a manutenção dos serviços ecossistêmicos são essenciais para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”.
O plantio visa difundir a importância e os benefícios da preservação do meio ambiente. Vale destacar que a restauração florestal faz parte do objetivo da secretaria em contribuir para a melhoria da qualidade ambiental do Município, e que novas ações podem ser realizadas com
outros grupos interessados.
O contato com a Semag pode ser feito via telefone (22) 2768-6432.